A Igreja, em sua tradição pela sabedoria do Santo Espírito, tem toda uma motivação especial nos meses de agosto, setembro e outubro, a fim de cada vez mais envolver os fiéis católicos na graça de Deus.
Em agosto, mês das vocações, somos convidados a descobrir nosso chamado vocacional, tempo de escutar a voz de Cristo em nossas vidas. E como diz o Papa Francisco, “nenhuma vocação nasce por si, nem vive para si. A vocação brota do coração de Deus e germina na terra boa do povo fiel, na experiência do amor fraterno.”
A motivação de setembro, mês da Bíblia, é de adubar com a palavra de Deus a semente vocacional que foi lançada em nossos corações fazer germinar o chamado pelo mergulho da leitura orante, que ilumina nossos passos para a missão. Então, chega outubro, o mês missionário e, fortalecidos nas escrituras, somos enviados a evangelizar.
Esse passo a passo só é possível em nossa caminhada se estivermos em sintonia com a Palavra de Deus, que norteia o nosso itinerário espiritual e que nos motiva a ir além. É preciso lê-la, meditá-la e contemplá-la, orar com o que está escrito nela para saciar nossa fome e sede de Vida. Para que o reino de Deus brote no nosso interior é necessário um compromisso individual, pois ninguém pode comer do pão da palavra por nós.
Para isso, existe a Lectio Divina uma forma orante da palavra de Deus. Com ela, a Comunidade Católica Shalom motiva a todos a fazerem diariamente o estudo bíblico, pois somente a intimidade com a Palavra nos leva a uma vida de oração. “Buscai lendo, e encontrareis meditando; chamai orando e abrir-se-vos-á contemplando”, revela-nos São João da Cruz no intuito de cada dia mais penetrarmos no mistério de Deus em familiaridade com a Bíblia.
Que nesse mês de setembro, a Sagrada Escritura não seja apenas um destaque em sua casa, ou um tesouro guardado empoeirado, mas que ela seja uma perola preciosa, a pupila de seus olhos, o alimento da alma e fonte de vida. “Ignorar as escrituras é ignorar Cristo”, alerta-nos São Jerônimo.
por Ângela Barroso