Notícias

Metas de ano-novo: veja dicas para não deixar seus propósitos de lado em 2024

Psicóloga e missionária da Comunidade de Aliança, Larissa Barros é especialista na terapia cognitiva comportamental e trouxe direcionamentos de como ser fiel aos propósitos de ano-novo

comshalom

O costume de fazer propósitos para o ano que se inicia é algo que pode, muitas vezes, ficar em segundo plano na correria do dia a dia. Algumas metas são deixadas de lado por serem ousadas de mais. Por exemplo,  iniciar a academia, ser constante na vida de oração e guardar mais dinheiro. Ao não cumpri-las, o sentimento é de frustração, que atrapalha realizar outras. A equipe do comshalom.org conversou com a psicóloga Larissa Barros, missionária da Comunidade de Aliança e especialista na terapia cognitivo comportamental. Ela deu algumas dicas de como definir as metas para 2024 de uma forma que possam ser atingidas. 

Um dos principais motivos para a desistência das metas de ano-novo se dá pela busca por prazeres imediatos. Esse comportamento, no final das contas, atrapalha objetivos a longo prazo.

O que mais costumo ver são pessoas que tem dificuldade de manter o foco e se dispersam para a realização das metas. E isso acontece, porque as pessoas buscam reforços imediatos. Ou seja, elas possuem mais facilidade de ingressarem em comportamentos que geram prazeres imediatos. Por exemplo, metas de emagrecer 10 kg ou passar em um concurso publico, são metas que vão me exigir o comportamento que vai me gerar um reforço não imediato.”, explica a psicóloga. 

Segundo Larissa, o ideal é começar ideias acessíveis, simples e em menor quantidade. Por exemplo, ao invés de emagrecer 10kg, começar com 3kg. 

Larissa Barros é especialista em terapia cognitivo comportamental

Confira algumas dicas para montar seus propósitos para 2024:

1 ) Realize metas realistas, poupáveis e sempre comece aos poucos.

2) Aponte possíveis caminhos e estratégias que você pensa que te ajudará a conquistar a meta. Por exemplo, minha meta é falar bem em público. A estratégia deve fazer um curso de oratória. 

3) Limitar prazos para a conquista pode ser uma boa estratégia para ajudar a pessoa a sair da zona de conforto.

4 ) Encontrar possíveis parcerias para a conquista dessa meta. Por exemplo, ir à academia com uma amiga para cumprir a meta de fazer mais exercícios físicos.

5) Anotar as metas, desenvolvendo um possível plano de ação. Importante deixar essa anotação em  um lugar de fácil acesso.

6) Criar o habito de rever as possíveis metas. Nossa mente precisa ser conduzida para o lugar que devemos querer estar. Por vezes, nos traímos, nos dispersamos. Precisamos nos lembrar a cada instante aonde queremos ir.

7) Fazer sempre o exercício do fortalecimento da vontade, mostrando que o seu corpo, as suas escolhas são coerentes com as suas  metas. De vez em quando, é importante exercitar o “contrariar” os apetites para exercitar a disciplina e o foco.


Comentários

Aviso: Os comentários são de responsabilidade dos autores e não representam a opinião da Comunidade Shalom. É proibido inserir comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem os direitos dos outros. Os editores podem retirar sem aviso prévio os comentários que não cumprirem os critérios estabelecidos neste aviso ou que estejam fora do tema.

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *.

O seu endereço de e-mail não será publicado.