Me chamo Diego Meneses, tenho 23 anos, faço parte da Obra Shalom de Chapadinha, no Maranhão, desde o ano de 2017, hoje sou Vocacionado da Comunidade Católica Shalom e Ecônomo da Obra. Minha experiência com o Carisma foi através de um Seminário de Vida no Espírito Santo que acontecia no sítio da minha família. Inicialmente, quando me fizeram o convite de participar do seminário, eu recusei, pois naquele momento eu estava vivenciando coisas mundanas, porém todos da família foram convidados a participar da missa no domingo e eu decidi ir.
Após a missa, alguns irmãos da Obra foram falar comigo e pediram para eu ficar para o momento da efusão no Espírito Santo, naquele momento meu coração sentia a necessidade de conhecer a Deus e ter mais intimidade com Ele. Durante o momento de oração, eu sentia transbordar o amor de Deus em mim através do Espírito Santo e eu desejava que a partir daquele dia eu não fosse mais ser o mesmo, que poderia continuar com minhas fraquezas, mas não seria mais como antes. Logo após, comecei a frequentar o grupo de oração e já no fim da faculdade, às vezes, se tornava difícil permanecer fiel, eu até mentia para minha pastora dando desculpa que tinha aula quando não tinha.
No ano de 2018, chegou à promotoria jovem na Obra de Chapadinha na qual fui convidado para ser núcleo, foi onde eu pude me encontrar com a primazia do Carisma. Através do meu serviço aos jovens, pude ser alcançado pelo amor de Deus. Cada jovem iniciante que testemunhava sua experiência me fazia crescer na graça de me doar cada vez mais a Deus. Lembro-me que no primeiro Seminário de Vida Jovem eu, diante do Santíssimo, fazia os meus votos ao Senhor e lhe entregava todos os meus vícios e as coisas ilícitas que eu vivi. Era constante em meu coração o desejo de mudar.
Foi então que, no ano de 2019 em uma roda de amigos, ouvi alguns deles falando sobre o Vocacional Shalom, do qual eu não fazia ideia do que era, mas mesmo assim eu disse a eles que queria ir participar, alguns até duvidaram e eu fui mesmo sem saber. Ao chegar ao Vocacional aberto no momento de Adoração eu fazia memória do Seminário Jovem, onde eu apresentei toda a minha realidade ao Senhor e ali eu renovava minha fé e meus votos. Durante esse momento, eu recebi a palavra de (João 14) onde o Senhor me confirmava que aquele era o meu caminho a seguir, aquela era a minha vocação, ser Shalom.
Desse momento em diante fui me aprofundando mais no carisma, fiz uma experiência de 30 dias na casa comunitária da Comunidade de Vida na Vila Palmeira em São Luís – MA, onde foi uma experiência edificante na minha caminhada com Deus. Hoje, posso contemplar as ações de Deus em minha vida. Sou núcleo de um grupo jovem, sou membro do conselho da Obra exercendo a função de ecônomo. Vejo que o Senhor nos confia os seus serviços na medida em que nos doamos a Ele através do nosso servir.
Lembro sempre de uma frase de São João Paulo II que diz o seguinte “Jovens, não tenhais medo de ser santos”. Deixo aqui esta mensagem a todos os jovens, “que possamos acreditar que a santidade é algo próximo, mas que só se realiza através da intimidade com Deus e estando na vontade Dele”.
Por Diego Meneses