Formação

Milagre do vinho

comshalom

Muitos vão atrás de religiões por algumtipo de interesse na ordem de solucionar algum problema de saúde, decasamento, de dinheiro… Há quem funde religião para ganhar dinheiroàs custas da boa fé das pessoas. Muitos esperam e pedem milagres.

Jesus realizou muitos milagres, paramanifestar seu poder de dar vida e salvação, tendo compaixão do povosofredor. Mas Ele não quer passar apenas por um taumaturgo ou fazedorde milagres. Sua missão era muito maior. Aliás, Ele viu que a multidãoo seguia por seu poder miraculoso. Resolveu, então, chamar a atenção detodos porque O seguiam apenas por interesse na ordem temporal. Deus, defato, pode fazer e realiza inúmeros milagres, quando isso ajuda apessoa de fé a se firmar no amor de Deus. Aliás, os milagres nãoadiantariam muito se fossem apenas para a melhoria transitória daspessoas. Sem alcançar o Reino definitivo, os milagres aqui na terraseriam muito secundários. É preciso ater-se ao absoluto da vida, queestá em Deus e de modo permanente, ou seja até na eternidade. Otransitório da vida terrena é muito importante, mas tem que serconectado com a vida eterna. O próprio Jesus lembra que não adianta oser humano ganhar o mundo inteiro se vier a perder a vida eterna!

Nas bodas de Caná da Galiléia Jesus fezo milagre da transformação da água em vinho (Cf. Jo 2, 1-11). Tornou-sevinho mesmo! À época era a bebida muito usada em festas. Foi sua mãequem pediu. O filho atendeu-a. Foi o início dos milagres de Jesus. Seusdiscípulos acreditaram nele. Crer é mais do que falar. A comunicaçãopode fazer milagres se estiver baseada na fé em Jesus. Somos chamados asegui-Lo e anunciá-Lo. Para isso, precisamos de grande fundamentação nafé, que é um dom de Deus. Cultivá-la bem é preciso, através doconhecimento da Palavra e da docilidade ao Espírito Santo. Deste modo,assumimos a vocação em resposta a Deus para servirmos à causa do seuReino. Cada um desenvolvendo os próprios dons, outorgados pelo EspíritoSanto, todos se beneficiarão. Haverá mais entendimento, fraternidade,serviço aos mais deixados de lado…

Tendo compaixão das pessoas sofredorascom tantos problemas, somos chamados também a fazer o milagre daconversão dos corações com o anúncio entusiasta da Palavra de Deus,como lembra Isaías: “Por amor de Sião, não me calarei… enquanto nãosurgir nela, como um luzeiro, a justiça e não se acender nela, como umatocha, a salvação… Não mais te chamarão Abandonada, e tua terra nãomais será chamada Deserta; teu nome será Minha Predileta e tua terraserá a Bem Casada” (Is 6, 1.4). É belo ver pessoas que não se cansam derealizar o bem ao semelhante, vendo suas necessidades. A solidariedadee união fazem milagres. Precisamos, de fato, fazer verdadeiro mutirãopara evangelizarmos nossa gente e ajudá-la a superar injustiças efrustrações. Aí a água das dificuldades vai se transformar no vinho daalegria, da justiça, da misericórdia e do amor. Só em Deus o ser humanoencontra resultado e sentido para a caminha da vida!

Dom José Alberto Moura


Comentários

Aviso: Os comentários são de responsabilidade dos autores e não representam a opinião da Comunidade Shalom. É proibido inserir comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem os direitos dos outros. Os editores podem retirar sem aviso prévio os comentários que não cumprirem os critérios estabelecidos neste aviso ou que estejam fora do tema.

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *.

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *