Institucional

Minha juventude, por amor

tau

No encerramento do mês missionário, o comshalom.org/curitiba faz uma homenagem a todos os jovens que escolheram gastar suas vidas em prol de um ideal maior

A alegria de um verdadeiro missionário é gastar a vida por amor a Deus. Gastar, perder, doar. Tudo é sinônimo de paz encontrada no coração de Jesus Cristo, aberto e pronto para acolher todas as pessoas. Na Comunidade Católica Shalom, o primeiro rosto a se contemplar nessa humanidade é o do jovem. É ele a primazia da evangelização Shalom, por eles e para eles nasceu a Comunidade na década de 80.

Raissa Bruna tem 26 anos e é missionária do Shalom há 6 anos. Quatro deles ela tem dedicado à evangelização na capital paranaense, tempo que permitiu-lhe acompanhar boa parte da trajetória da Comunidade em solo curitibano. Apesar de ter visto muitos milagres da graça divina, vidas sendo resgatadas, homens e mulheres encontrando sua vocação, Raíssa emociona-se com um, em particular: a conversão dos jovens.

38-missao
Raissa Bruna, missionária na Comunidade Católica Shalom de Curitiba

Neste mês foi inaugurado o novo centro de evangelização da Comunidade em Curitiba. Depois da missa, o Santíssimo Sacramento, conduzido por um sacerdote, visitou cada espaço da nova casa. Quando Jesus na Eucaristia chegou ao espaço dedicado aos jovens, o Projeto Juventude para Jesus, havia música, aplausos, risos e lágrimas.

“Eu me lembrei das palavras que Deus havia dado ao Conselho (do Shalom em Curitiba), quando ainda estávamos nos reunindo para possivelmente mudarmos de centro de evangelização, vinha fortemente a voz de Deus na qual eu estava temerosa em acreditar.
Deus tinha nos prometido um povo, um povo para evangelizarmos. Naquele momento em que o Santíssimo passava, eu entendia que Jesus estava abençoando cada um que vai frequentar aquele espaço e também cada um que conosco vai evangelizar outros jovens. Foi uma renovação da experiência com Deus, com o Carisma, e uma atualização, muito forte e em tempo hábil, da voz do nosso fundador”, afirma Raissa.

Foi também em uma Missa que, aos 20 anos de idade, o fundador, de quem fala a missionária, entregou uma carta ao Papa João Paulo II, colocando à disposição de Deus e da Igreja a sua própria vida, para a evangelização de outros jovens. Moysés Azevedo e alguns amigos da mesma faixa etária, todos participantes de grupos de oração da Arquidiocese de Fortaleza, começaram, em 1982, dois anos depois da “oferta” aos pés do pontífice, a Lanchonete Shalom, semente da Comunidade que eles nem cogitavam o surgimento. É assim a inspiração divina. Exime de qualquer mérito quem a põe em prática.

evangelização
Vigília de evangelização no Rio de Janeiro

Hoje a Comunidade Católica Shalom está presente em cerca de 20 países realizando ações evangelizadoras em meio aos jovens, às famílias, às crianças, aos pobres, nos meios de comunicação, no mundo das artes, do trabalho, da ciência e da cultura. Implanta e administra grupos de oração, atua na formação, espiritualidade, educação e promoção humana junto aos que sofrem.

.: Clique aqui e conheça nossos projetos de Promoção Humana

.: Quem é Shalom é missionário na Obra, na Comunidade de Vida ou na Comunidade de Aliança. Clique e saiba mais

Tudo isso com os milhares de missionários que disseram “sim”, aos pés da Igreja, como o fundador. Milhares deles tem até 30 anos. Muitos ingressaram na Comunidade, para nunca mais voltar atrás, entre 18 e 20 anos. Outros tantos têm 40, 50, 60 anos ou mais, e gastaram e gastam suas vidas, forças e potencialidades pelo mesmo ideal: anunciar o Cristo Ressuscitado, para que cada pessoa neste mundo saiba o quanto é amada e o quanto Deus anseia em dar-lhe a verdadeira felicidade.

“É para os jovens que nós nascemos, é para os jovens aquele espaço, todas as nossas investidas, tudo aquilo que fizemos, os desafios que enfrentamos”, declara Raissa. É para os jovens e, com eles e através deles, para o mundo inteiro, complementaria certamente o fundador. Que assim seja.

*”Minha juventude, por amor” é o título dessa crônica inspirado na música “Oferta”, que reproduz uma parte da carta que Moysés Azevedo entregou a João Paulo II em 9 de julho de 1980: “Quero ofertar minha vida, gastar os meus dias, minha juventude, por amor”

Emanuele Sales

*A Comunidade Católica Shalom de Curitiba está localizada na Avenida José Rietmeyer, nº 366, Guabirotuba. Abrimos de segunda a sábado de 14h às 22h e no domingo de 16h às 21h. Visite-nos.


Comentários

Aviso: Os comentários são de responsabilidade dos autores e não representam a opinião da Comunidade Shalom. É proibido inserir comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem os direitos dos outros. Os editores podem retirar sem aviso prévio os comentários que não cumprirem os critérios estabelecidos neste aviso ou que estejam fora do tema.

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *.

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *