O ministério de Evangelização integra o grande ministério do Primeiro Anúncio, chamado assim por se tratar geralmente do primeiro contato de uma pessoa com a Comunidade Católica Shalom. Além deste serviço, faz parte do Primeiro Anúncio o serviço dos servos de Seminário e de Oração e Aconselhamento. De acordo com a coordenadora do Setor Querigma da Comunidade Shalom, Lydiana Rossetti, o ministério de Evangelização carrega a essência do Carisma Shalom.
>> Acompanhe a Comunidade Shalom no YouTube
“A Comunidade Shalom nasceu para evangelizar. Quando o Moysés teve a inspiração de abrir uma lanchonete para evangelizar os jovens, aquela evangelização que a gente costuma chamar de pessoa a pessoa, já existia no atendimento às mesas. Então podemos dizer que esse ministério nasceu junto com a Comunidade. Ele é um ministério que consiste na essência do Carisma. Tudo no Shalom existe para evangelizar e esse ministério é para dar um fervor a todos os outros ministérios da Obra”, explica Lydiana.
Evangelização, o primeiro ministério de muitos membros da Obra Shalom
Lydiana explica que o ministério de Evangelização é o primeiro serviço para muitas pessoas que começam a participar da Obra Shalom. “Mas por que a pessoa é logo engajada neste ministério? Justamente porque ali ela vai experimentar do que a essência do Carisma Shalom, um carisma de resposta, que vai ao encontro do outro”.
Neste ministério, a pessoa que serve pode transbordar as experiências que têm com o Amor de Deus. “A pessoa nesse ministério precisa ter uma profunda intimidade com Deus, com a pessoa do Espírito Santo para que ela possa, na evangelização, transbordar essa intimidade, falar de Deus como um amigo. E isso, com certeza, ela vai fazer em um tom de profunda alegria”.
Alegria, marca dos evangelizadores
Um dos dons mais exercidos no ministério de Evangelização é o da Alegria. “O evangelizador é por si só alegre, ele vai querer comunicar esperança diante das dores que ele encontra. Quem participa do ministério de evangelização tem entranhado dentro de si essa alegria de anunciar Jesus, o Ressuscitado que passou pela Cruz”.
Outro dom fundamental para o evangelizador é o de pastorear as pessoas evangelizadas.
“O evangelizador é um pastor porque ele precisa se comprometer com aquela pessoa que ele evangelizou. Nosso grande objetivo é que a pessoa seja santa, não que ela ingresse em um grupo de oração, mas que elas tenham sim uma experiência pessoal com o Amor de Deus. Então aquele evangelizador, ao abordar uma pessoa na rua, em um evento, tem a missão de acompanhar aquela pessoa e conduzi-la até aquela pessoa se encontrar dentro da Igreja, seja em um grupo de oração da Comunidade ou em outro movimento da Igreja Católica”, finaliza Lydiana.
Servir e evangelizar
Se você se sentir inflamado a também servir neste ministério, procure a coordenação apostólica do Centro de Evangelização Shalom mais próximo de você e se engaje também neste apostolado.
Clique aqui e encontre a missão Shalom mais próxima de você.
Quer saber mais sobre o Espírito Santo?
Livro: Espírito Santo – Série Philippos
Clique aqui e adquira
Continue lendo
Ministros de Oração e Aconselhamento: Canais da graça de Deus para a Obra Shalom