Shalom

Ministros de Oração e Aconselhamento: Canais da graça de Deus para a Obra Shalom

Local de exercício dos dons, o ministério é parte do caminho de santificação das pessoas que servem nele.

comshalom
Foto: Comshalom

A Comunidade Católica Shalom desenvolve seu trabalho de evangelização a partir de diversos ministérios. Cada missão possui alguns desses ministérios que marcam a forma do Carisma Shalom de servir à Igreja e às pessoas daquela região. Um dos apostolados desenvolvidos é o de Oração e Aconselhamento, que compõe o chamado Primeiro Anúncio, uma das formas de acolhida das pessoas na Obra Shalom.

>> Acompanhe a Comunidade Shalom no YouTube

De acordo com o seminarista da Comunidade Vida Esteban Gómez, as pessoas que servem no ministério de Oração e Aconselhamento recebem formação sobre oração de cura, como aconselhar, escutar, ministrar oração e a graça de Deus na vida das pessoas que procuram o ministério.

“A Comunidade espera que os ministérios não sejam só um local de serviço, mas um local de santificação para quem serve. Por isso a Comunidade espera que os servos levem a sério o ministério e o enxerguem dessa forma. Que não haja duplicidade de vida no ministro, porque isso dificulta a graça de Deus operar. Que o ministro esteja em comunhão com a Obra geral. Que a pessoa seja alegre e feliz, que mostre o rosto da Misericórdia de Deus para quem está chegando”, explica.

Ministério de Oração e Aconselhamento e o exercício dos dons do Espírito

A missionária da Comunidade Vida Jennifer Moreira acredita que o ministério de Oração e Aconselhamento fez com que ela crescesse no exercício dos dons do Espírito Santo. “Um dos frutos que eu colho é que eu vou me tornando uma pessoa mais aberta a ação do Espírito. Eu tenho uma clareza que as pessoas que nos buscam para ser aconselhadas, elas não estão procurando a minha opinião. Elas querem a Voz de Deus, então eu preciso estar aberta ao que Deus quer falar. Então vou me vendo mais aberta e isso eu percebo na minha vida de oração, na evangelização, com o dom muito aflorado”, conta.

Ainda de acordo com Jennifer, outro dom que os ministros que servem neste apostolado crescem é no Dom do Conselho. “Eu fui percebendo que Deus foi me dando o dom do conselho. Percebi isso pelas pessoas que eu aconselhava que voltavam testemunhando. Aos poucos. rezando com isso, Deus foi me fazendo perceber que Ele me deu este dom através do ministério”.

Testemunhas de resgates impossíveis

Jennifer conta um episódio que a marcou profundamente. No início da pandemia ela teve a experiência de aconselhar uma senhora casada que estava determinada a se divorciar do esposo. Após anos de um matrimônio bem vivido, ela havia acabado de descobrir que o marido havia caído em adultério e que a amante estava grávida.

“Ela estava decidida a se separar. Quando a gente rezou, Deus dava a passagem do nascimento de Jesus e Deus a convidava a crescer no amor com mais profundidade, a ir além do sentimentalismo, crescer no amor de escolha”, conta Jennifer.

De acordo com ela, a mulher nutria uma raiva da criança que estava sendo gerada, porque ela representava o fruto da traição do esposo. “Deus convidava a acolher aquela criança, a vê-la como o Menino Jesus. E Deus a convidava a ir além, perdoar o esposo. Não deixar que o matrimônio morresse, mas por meio daquela fraqueza, daquele fruto do pecado de infidelidade, diante da escolha dela, Deus poderia transformar isso em um trampolim para o matrimônio dela crescer mais em vez de padecer”.

“Recordo que após a gente conversar e ela ler a passagem, ela disse: ‘eu acho que não vou mais me separar do meu esposo, eu acho que eu sou capaz de perdoar, sou capaz de acolher essa criança que vai nascer’. Foi uma das coisas que me marcou muito diante da ação de Deus”, finaliza a missionária.

Servir e evangelizar

Se você se sentir inflamado a também servir neste ministério, procure a coordenação apostólica do Centro de Evangelização Shalom mais próximo de você e se engaje também neste apostolado.

Clique aqui e encontre a missão Shalom mais próxima de você. 

Quer saber mais sobre o Espírito Santo?

Livro: Espírito Santo – Série Philippos 
Clique aqui e adquira


Comentários

Aviso: Os comentários são de responsabilidade dos autores e não representam a opinião da Comunidade Shalom. É proibido inserir comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem os direitos dos outros. Os editores podem retirar sem aviso prévio os comentários que não cumprirem os critérios estabelecidos neste aviso ou que estejam fora do tema.

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *.

O seu endereço de e-mail não será publicado.