Um dos ministérios bases da Obra Shalom, o Pastoreio tem a missão de zelar pelo crescimento espiritual e caminho de santificação das pessoas que participam dos grupos de oração oferecidos pela Comunidade Católica Shalom. De acordo com Leandro Oliveira, responsável pelo Ministério de Pastoreio na Comunidade Católica Shalom, este ministério é fundamental para o bom funcionamento dos demais serviços da Obra.
>> Acompanhe a Comunidade Shalom no YouTube
“É um ministério basilar para a nossa Obra e de grande importância. Poderíamos dizer que temos duas bases fortes: primeiro o nosso chamado a evangelização e depois o pastoreio, do qual depende toda nossa ação evangelizadora. É daí que sairão novas pessoas para servir na Obra colaborando ainda mais com a nossa ação evangelizadora, para que ela cresça. Por isso gera grandes frutos para aqueles que são confiados”, explica.
Ser reflexo de Jesus Bom Pastor
Leandro explica que a Palavra que norteia quem serve neste ministério é João 10, que fala sobre Jesus Bom Pastor. “O pastor de grupo de oração é chamado a dar a vida pelas suas ovelhas e dar a sua vida no zelo pelas almas, no anúncio explícito de Jesus Cristo e cuidando daqueles que são feridos. Um pastor de grupo de oração é chamado a viver esse amor e também testemunhar esse amor, esse cuidado, esse zelo por cada um”.
Pastoreio, via de salvação para aqueles que servem
Ainda de acordo com Leandro, um dos grandes frutos do serviço de pastoreio para aquele que serve no ministério é o crescimento na vida de oração e na intimidade com o Espírito Santo. “Enxergo nesse ministério uma via de salvação primeiramente para mim. Muitas vezes não querendo rezar foi, através do pastoreio e do serviço às ovelhas que me eram confiadas, que aprendi a buscar rezar mais, no desejo de crescer e que a minha vida pudesse dar frutos para aqueles que Deus me confiava. O pastoreio traz grande fecundidade espiritual, desejo de Deus, desejo por uma vida no Espírito porque nossos grupos de oração não são baseados nas nossas forças”.
Flávia Burda, responsável pelo pastoreio jovem em Fortaleza, também acredita que o ministério impulsiona a uma maior busca pelos sacramentos. “O pastoreio me impulsiona a procurar sempre mais pela oração, Eucaristia, Confissão. Não só por mim, mas pelas minhas ovelhas. Creio que isso é um fruto dentro da minha vida espiritual. Muitas vezes também me sinto impotente diante dos desafios que escuto, mas é aí que me lembro que é Deus quem faz a obra”.
Servir e evangelizar
Se você se sentir inflamado a também servir neste ministério, procure a coordenação apostólica do Centro de Evangelização Shalom mais próximo de você e se engaje também neste apostolado.
Clique aqui e encontre a Missão Shalom mais próxima de você.
Quer saber mais sobre o Espírito Santo?
Livro: Espírito Santo – Série Philippos
Clique aqui e adquira
Continue lendo
Ministros de Oração e Aconselhamento: Canais da graça de Deus para a Obra Shalom