
Na noite da última terça-feira, 18, membros da Comunidade Católica Shalom que viveram, pelo menos, dois anos de discipulado fizeram as suas primeiras promessas a Deus, no Carisma Shalom, como Comunidade de Aliança e como Comunidade de Vida. A celebração eucarística foi realizada na Catedral Metropolitana de Fortaleza e contou com a presença de Moysés Azevedo, fundador da Comunidade, e de Emmir Nogueira, co-fundadora. A gratidão foi o sentimento que marcou a noite dos 181 novos consagrados.
A santa missa, presidida por padre Silvio Scopel, responsável pela missão da Comunidade em Fortaleza, teve os testemunhos de Pedro e de Maria Madalena como tema principal. O sacerdote destacou que Jesus Ressuscitado manifesta sempre a sua misericórdia sobre os seus eleitos. Ainda que Pedro, depois de ter caminhado com Jesus em sua vida, tenha buscado voltar a pescar, seu ofício antes de ser chamado por Deus, o Senhor confia a ele a conversão de muitos com sua pregação. Ainda, também, que Maria Madalena, depois de ter escutado sobre a ressurreição, tenha buscado Jesus no sepulcro, entre os mortos, o Senhor confia a ela o anúncio aos apóstolos de que vivo Ele está.
Segundo Moysés Azevedo, ao fazer as primeiras promessas, os membros são oficialmente incorporados na Comunidade Shalom, tornando-se testemunhas públicas de que Cristo ressuscitou. Eles carregam uma cruz em forma de Tau, sinal visível da Vocação Shalom, com um cordão branco, os que são chamados à Comunidade de Aliança, ou marrom, os que são chamados à Comunidade de Vida. Eles também iniciam um caminho formativo, com duração de cinco anos, que os levará à oferta definitiva de suas vidas a Deus, segundo o Carisma Shalom.
“Eu fui salvo e, a cada dia, me sinto salvo, encontrado, enxergado por Deus”, partilha Luís Lacerda, membro da Comunidade de Aliança, sobre a experiência de fazer suas primeiras promessas. Para ele, a palavra “gratidão” descreve o momento vivenciado na celebração. “Eu sou um cara feliz. Feliz porque encontrei o meu lugar neste mundo”, testemunha.
Jonas Viana