A Celebração Eucarística em memória ao santo ocorreu nessa quarta feira (22) na Casa João Paulo II e contou com a presença de várias pessoas, dentre elas, muitos jovens e admiradores de sua trajetória
O nome da casa em anexo ao Centro de Evangelização de Fátima, em Fortaleza, só ressalta a importância de um ilustre homem para a humanidade. A casa João Paulo II recebeu na quarta-feira (22) uma Celebração Eucarística singular, em memória ao santo que marcou definitivamente a história da Igreja. Seu jeito humilde de encarar os problemas da humanidade, sempre apegado à Virgem Maria, foi uma das características mais importantes de sua trajetória de vida. Com o lema Totus tuus (todo teu), o Papa consagrado a Nossa Senhora foi o responsável pela instituição da Jornada Mundial da Juventude em 1985, que ressaltou a importância da participação dos jovens na Igreja, jovens estes que ganharam uma nova identidade e um incentivo na busca pela santidade.
Em sua homilia, o celebrante padre Karlian lembrou que mesmo nas fotografias mais antigas, ainda nos tempos de sua juventude, João Paulo sempre usava um escapulário com a Virgem Maria, e que uma de suas grandes características era uma busca pela santidade em sua identidade de jovem, mostrando ao mundo que é possível desde cedo dar uma resposta de amor a Deus mesmo com tantas contradições na humanidade e com tantos questionamentos próprios da juventude.
A Comunidade Shalom faz parte da geração dos filhos de João Paulo II, visto que em 9 de julho de 1980, Moysés Azevedo, fundador da Comunidade, foi um dos jovens que representou a diocese de Fortaleza na visita do Pontífice ao estádio Castelão. Na ocasião, Moysés entregou uma carta oferecendo a sua vida pela evangelização dos jovens e por toda a Igreja. Nascia ali o carisma Shalom.
João Paulo II abriu as portas da Igreja para a juventude, que hoje clama por atenção e dignidade, em meio a tantas adversidades que querem roubar a verdadeira identidade instituída por Deus – de uma juventude alegre, forte, que não se deixa abater mesmo com os desafios próprios da vida. Um Papa jovem que cumpriu a sua missão sem deixar de ser jovem, com a coragem e a mansidão próprias de quem se deixa conduzir pelo Espírito Santo. Esse foi o legado de João Paulo para a humanidade, que hoje, certamente, conta com a sua intercessão.
A Celebração Eucarística realizada na sede anexa ao Shalom de Fátima terminou com um cântico de consagração a Nossa Senhora, intercessora fiel de João Paulo II, e certamente, de todos nós.
Cássia Carvalho