Na última quarta-feira, 02 de junho, a Missão de Aracaju se reuniu em clima de unidade e festa para celebrar os 30 anos de sua fundação. A Santa Missa foi presidida pelo Arcebispo de Aracaju, Dom João José Costa, e concelebrada pelo Pe. Roberto, CCSh, e outros padres amigos da Comunidade Shalom. A celebração foi realizada no prédio anexo à Rádio Cultura – onde estão sendo celebradas as Missas da Catedral Metropolitana, que está em reforma –, Rádio que por muitos anos foi administrada pela Comunidade Shalom.
O Evangelho da Santa Missa foi o da instituição da Eucaristia, relatada em Marcos 14, visto que era véspera de Corpus Christi. O Arcebispo, durante a homilia, recordou as diversas situações em que o Povo de Deus faz memória dos feitos do Senhor durante a História da Salvação, onde este Povo faz a aliança com Ele, e mesmo com os vários rompimentos dela, Deus não desistiu de salvá-lo. “Se antes os sacrifícios tinham a função de purificar o exterior, como disse a Carta aos Hebreus, agora o sacrifício de Cristo purifica o interior, a alma, e por isso somos salvos por Ele. Ele purifica nossa mente, nosso coração e nosso ser para podermos servir de corpo e alma ao Deus vivo, sem nos preocupar com ritos sacrificais, vazios de compromisso com Deus”, disse Dom João.
O fato de a celebração ter sido realizada no prédio anexo à Rádio Cultura foi providencial, pois esta faz parte da história do Shalom Aracaju. Em 1991, 9 anos após a fundação da Comunidade por Moyses Azevedo, a Rádio Cultura passava por sérias dificuldades, e o Arcebispo de Aracaju – Dom Luciano de Cabral Duarte, na época – decidiu chamar o jovem Moysés para fundar uma Missão da Comunidade na capital sergipana, com o desígnio de administrar a Rádio Cultura de Sergipe.
Durante o tempo em que foi administrada pela Comunidade – de 1991 a 2016 -, foi realizado ali um intenso trabalho de evangelização. Muitos ingressaram em Grupos de Oração, constituindo a Obra Shalom, e tantos outros foram atraídos ao Carisma, e hoje são consagrados da Comunidade, seja na CV ou na CAL, através dos programas que eram realizados nesse meio de comunicação.
A celebração encheu de emoção a todos que participaram (presencialmente ou online). Leonildes Santos, que fez parte do grupo de primeiros missionários que chegaram à cidade para a fundação da Missão, testemunha:
“Penso que Deus quis mesmo nos honrar com essa missa no local onde iniciamos nossa evangelização como Obra Shalom. Lá, fomos em tantos momentos desafiados a crer e confiar cegamente Nele… Testemunhei muitos milagres em minha vida e na vida de inúmeros irmãos. Vidas transformadas!! Parabéns a todos que fecundaram com sua oferta de vida nossa história de 30 anos. Hoje, contemplamos o início de um Tempo Novo. Gratidão!”
Para alguns irmãos, o momento foi uma oportunidade não somente de memória, como também de reencontro diante do contexto de distanciamento social, após grandes ofertas no âmbito da vida comunitária: “Foi emocionante ver muitos irmãos que há um ano e dois meses, não via. Quando cheguei fiquei olhando, procurando os irmãos… Fui lembrando de quantas coisas vivemos ali, boas e desafiantes, e não consegui segurar as lágrimas. Agradeci a Deus por tudo. Ele sempre estava à frente!! E Maria, nos protegendo…” (Aurora Gurjão, Comunidade de Aliança)
Além da administração da Rádio, o Shalom foi crescendo em vários âmbitos da vida dos aracajuanos. Atualmente, são realizadas diversas, como a Noite de Louvor, a oração e o aconselhamento, os atendimentos às confissões, a Santa Missa diária, incluindo a Missa com os jovens, no sábado à noite – com a proposta de ser uma nova opção para os jovens da cidade –, a Lanchonete do Centro de Evangelização (na Avenida Hermes Fontes), o Shalom Amigo dos Pobres, que tem como objetivo a distribuição de roupas e comida para os moradores de rua, além de projetos sociais nos bairros carentes da capital. A Missão atinge também jovens de diversas cidades do interior do Estado de Sergipe, como o Acamp’s (realizado 2 vezes no ano, em tempos pré-pandemia) e os grupos de oração on-line.
Durante a semana de comemoração pelos 30 anos do Shalom Aracaju, estão sendo realizadas assembleias comemorativas, foi celebrada a Santa Missa no dia 02 de maio, e no fim de semana estão programadas uma live comemorativa (sábado, 05/06) e o drive-thru na lanchonete (domingo, 06/06).
PROGRAMAÇÃO DOS 30 ANOS
31/05/21 – Assembleia Comemorativa
Local: Shalom Aracaju, Av. Hermes Fontes, Bairro Suíssa
Horário: 19h
02/06/21 – Missa dos 30 anos da Missão
Local: Catedral (anexo à Rádio Cultura)
Horário: 19h
03/06/21 – Solenidade de Corpus Christi
Local: Shalom Aracaju, Av. Hermes Fontes, Bairro Suíssa
Horário: 17h30
05/06/21 – Live Comemorativa
Horário: 20h
Ao vivo: Canal Shalom Aracaju
06/06/21 – Lanchonete Drive-Thru
Local: Shalom Aracaju, Av. Hermes Fontes, Bairro Suíssa
Horário: 18h30
por Shalom Aracaju