Notícias

Missão de Natal retoma as atividades presenciais, confira o plano de retorno gradual

Um plano dividido em várias etapas foi elaborado pelo governo local em comunhão com as orientações dos protocolos de biossegurança do governo do estado, da arquidiocese de Natal e também do governo geral da comunidade católica Shalom.

comshalom

Com grande alegria a retomada gradual das atividades presenciais na Missão de Natal começou. Um plano dividido em várias etapas foi elaborado pelo governo local em comunhão com as orientações dos protocolos de biossegurança do governo do estado, arquidiocese de Natal e também do governo geral da comunidade Shalom. A realização de atividades presenciais estavam suspensas desde março, devido a pandemia do Coronavirus.

O plano de retorno das atividades presenciais na missão fundamenta-se em seis fases. A primeira, denominada “fase zero”, diz respeito à preparação dos Centros de Evangelização para a reabertura, a qual contempla desde pequenas reformas (limpeza geral, pintura, etc.) à instalação de totens de álcool gel e sinalizações visuais quanto às medidas de segurança durante a pandemia. Esta fase terminou no dia 12/09.

A partir do domingo, dia 13/09, deu-se início à fase um, na qual foram reiniciadas as missas dominicais presenciais, nos horários das 10h e 18h, na Casa da Paz. O número de pessoas está sendo limitado, por isso há um esquema de rodízio para os membros da Comunidade (células comunitárias) e um outro de vouchers eletrônicos disponibilizado ao público externo (obra e demais pessoas).

Neste início, utilizaremos vouchers de acesso para evitar lotação nas missas

Para adquirir o voucher, é necessário acessar um link, que é divulgado semanalmente nas redes sociais da missão e fazer sua reserva para a participação presencial na Santa Missa. Tudo isso para respeitar a capacidade de pessoas por metro quadrado segundo os protocolos sanitários fixados no estado. Vale ressaltar que a transmissão das missas pela internet continua, conforme já vem acontecendo pelo YouTube no canal Shalom Natal.

Outro aspecto importante a se destacar é que pessoas que integram os grupos de risco e/ou sintomáticos (qualquer sintoma relacionado a quadros gripais, tais como febre, dor de cabeça, dores no corpo, etc) devem abster-se das atividades presenciais e continuarem a participar remotamente das atividades. No acesso de entrada dos centros de evangelização é feita a aferição de temperatura e a disponibilização de álcool 70 para higiene das mãos. O uso de máscara é obrigatório, conforme recomendação do poder público.

O retorno das missas diárias se dará na fase dois

A fase dois, programada para acontecer a partir de 21/09, é marcada pela retomada das missas diárias e da atividade dos membros da comunidade de vida nos centros de evangelização. O atendimento de confissão e a adoração ao Santíssimo na Casa da Paz também devem reiniciar nesta fase, seguindo as orientações de distanciamento e sanitização. As missas dominicais passarão a acontecer em três horários, às 10h, às 16h e às 18h30, ainda segundo o esquema de rodízio de células comunitárias e da emissão de vouchers para pessoas da obra ou quem quiser participar da missa no Shalom.

Já a fase três está prevista para começar no dia 21/10, mediante a retomada da adoração perpétua. Para tanto, o Santíssimo será exposto no pátio, com capacidade limitada de pessoas no espaço e com o devido distanciamento entre as cadeiras.

A tão esperada volta das células e grupos presenciais

A fase quatro é aquela na qual acontecerá o retorno das atividades dos grupos de oração e das células comunitárias de maneira híbrida: um rodízio quinzenal entre o presencial e o virtual. Tudo isso mantendo-se o cumprimento das normas de biossegurança (máscara, distanciamento, etc). Na fase cinco, acontece a retomada das atividades dos ministérios (reunião presencial mensal) e, posteriormente, na fase seis – a última etapa do nosso plano de retorno – a volta de todas as atividades presenciais. Permanecem ainda em vigor os protocolos já descritos anteriormente.

O plano de retorno está em atualização constante: caso haja mudança no cenário da pandemia em nosso estado e seja recomendada uma regressão de atividades presenciais por parte dos órgãos públicos, o plano será revisto e adequado. Para ficar sempre bem informado do que acontece on-line ou presencialmente na missão de Natal, fique ligado nas nossas redes sociais no YouTube, Facebook e Instagram.


Comentários

Aviso: Os comentários são de responsabilidade dos autores e não representam a opinião da Comunidade Shalom. É proibido inserir comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem os direitos dos outros. Os editores podem retirar sem aviso prévio os comentários que não cumprirem os critérios estabelecidos neste aviso ou que estejam fora do tema.

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *.

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *