Notícias

Missão de Recife celebra Missa em ação de graças pelos 19 anos

Louvor e gratidão encheram os corações dos membros da Comunidade no dia da Festa da Divina Misericórdia, quando foi comemorado o aniversário da Missão.

comshalom

No último domingo, 11, o Shalom de Recife celebrou uma missa em ação de graças pelos 19 da missão, na Basílica do Sagrado Coração de Jesus. A celebração foi presidida pelo padre Neilson Pereira, da Comunidade de Vida, e concelebrada pelos padres Expedito Paes, da Comunidade de Aliança, e Kaio Cavalcanti.

Durante a homília, padre Neilson retomou a Liturgia do dia, que desde a primeira leitura (At 4,32-35) relembrava aspectos do Carisma Shalom, onde falava-se das primeiras comunidades cristãs, que tudo repartiam e tudo viviam em comum. “Nós sabemos que o carisma é espelhado nas primeiras comunidades cristãs, onde nós repartimos o que temos, damos o que temos, nós vivemos em comunidade, todos juntos: sacerdotes, celibatários e casais”, destacou o sacerdote.

Ainda falando sobre a vivência em comunidade, o padre destacou que ainda hoje é possível viver essa mesma experiência porque o Espírito que impulsionava as primeiras comunidades é o mesmo que impulsiona a Comunidade Shalom. “Nós hoje também somos chamados a isso e hoje isso é possível porque é o mesmo Espírito que nos impulsiona. E isso é possível de forma comunitária, porque nós vimos na segunda leitura (1Jo 5,1-6) que existe um batismo no Espírito Santo que nos une a Cristo. Nesse batismo, no nosso caso a nossa consagração de forma especifica, nós podemos nos dar e podemos ser um só corpo que se ama e que se dá porque todos são chamados a se dar e todos se dão”, exortou.

O medo que paralisa

Ao meditar sobre o Evangelho (Jo 20,19-31), que contém a passagem fundante do Carisma Shalom, padre Neilson destacou que no atual contexto de pandemia, muitas vezes nós nos encontramos isolados e com medo, assim como os apóstolos. Porém, é através da experiência do Ressuscitado que passou pela Cruz que seremos tomados pela coragem e não nos deixaremos vencer pelo isolamento, pelo distanciamento social e tudo que nós vivemos nesse tempo.

Evangelização

Ainda falando sobre os novos tempos em que vivemos, o padre ressaltou que é necessário utilizar os novos meios digitais como centros de evangelização, pedindo a  Deus a graça da ousadia e da criatividade na evangelização, destacando que mesmo através das redes sociais é possível alcançar os corações: “Nós podemos sim evangelizar, nós podemos, sim, chegar aos corações, nós podemos, sim, atingir os corações daqueles que estão distantes, aqueles que não conhecem a Deus, aqueles que não tiveram, ainda, a sua experiência com Deus”.

Louvor

Para os corações arrefecidos e desanimados, durante a homília, padre Neilson, lembrou a importância do louvor para o Carisma. “Se você vive hoje um tempo em que você se sente arrefecido, peça a Deus a graça de ser formado no louvor. Louvor que é a grande arma de batalha do carisma. Peçamos a Deus a graça dessa renovação na vida de louvor, desse batismo no Espírito que o Senhor nos comunica”, exortou.

Gratidão

Ao falar da missão, o padre destacou a gratidão que deve brotar no coração de cada um neste dia. Gratidão à Deus por ter sido alcançado por essa experiência do carisma, pelos irmãos que iniciaram as atividades em Recife e foram testemunhando a alegria de encontrar o seu lugar e a sua vocação.

Live comemorativa

Após a missa, foi transmitida uma live comemorativa com música, adoração, testemunhos dos primeiros irmãos da comunidade em Recife e a participação de irmãos que puderam contar sobre a experiência da fundação do carisma e responder a perguntas sobre a missão, comunidade e vocação.


Comentários

Aviso: Os comentários são de responsabilidade dos autores e não representam a opinião da Comunidade Shalom. É proibido inserir comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem os direitos dos outros. Os editores podem retirar sem aviso prévio os comentários que não cumprirem os critérios estabelecidos neste aviso ou que estejam fora do tema.

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *.

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *