No último dia 24 de março, domingo de Ramos, data que marca o início da semana santa e simboliza a entrada aclamada de Jesus em Jerusalém, aconteceu a tradicional caminhada de Ramos, organizada pela arquidiocese de Salvador.
Francisco Martins, discípulo da comunidade de vida e coordenador do projeto juventude para Jesus partilha a sua experiência na caminhada de Ramos em Salvador:
Falar de procissão, caminhada aqui em Salvador é muito especial. As pessoas vivem essa dimensão de maneira muito piedosa, realmente vão para Deus nesses eventos. A caminhada de Ramos, antes que acontecesse, me gerou muita expectativa por sua boa fama, de ser muito animada, muito festiva, e de fato o é! A experiência que me gerou foi de que nós, que trairemos Jesus, O acusaremos, O cruxificaremos, somos os mesmos que O acolhemos como nosso Rei, o Messias esperado! E ver toda essa festa da acolhida de Jesus com tanta fé e tanta alegria, que é marca muito própria do povo baiano é uma experiência contagiante, que gera também muita alegria e esperança para viver essa Semana Maior da nossa fé.
O sol se torna só um detalhe ínfimo, a distância muito menos, principalmente, a distância entre nós, já que nos sentimos muito unidos como igreja neste dia.
No fim das contas, a caminhada de Ramos em Salvador é diferenciada! É uma experiência única que reflete toda a devoção e animação dessa cultura riquíssima do nosso amado povo soteropolitano!