Na sociedade moderna, tornou-se comum que durante a semana, há muito tempo denominada como santa, as pessoas se reúnam com suas respectivas famílias, num gesto fraterno e de guarda deste dia, onde se recorda a morte e paixão de Jesus Cristo em prol da salvação da humanidade.
Era esta a tradição em que estava inserido o meio social. Contudo, a cultura atual parece estar indiferente ao movimento tradicional seguido pelos cristãos, haja vista que, comumente, se percebe a vivência dos dias que representam a páscoa de Jesus, como mais um feriado, propício a festejos ou comemorações que fogem a essência deste tempo.
No desejo de viver o mistério da ressurreição, conforme revelado pelas sagradas escrituras, a Comunidade Católica Shalom está realizando um retiro de semana santa, onde os fieis estão se reunindo, ao longo do dia, para refletir acerca do mistério da morte e ressurreição de Cristo, que há mais de 2000 anos vem nos alcançando, sobretudo pelo milagre eucarístico.
Na quinta feira santa, os irmãos e irmãs que participaram do retiro experimentaram de momentos fecundos de oração, meditação da palavra, missa de lava pés, seguida de adoração e procissão.
No raiar da sexta feira, da paixão de Jesus, os fieis presentes no encontro, após a oração matinal, foram contemplados com uma lúcida pregação do Padre Luciano, amigo da comunidade, que trouxe em sua pregação o resgate do ensinamento e do mistério que circunda este tempo pascal.
O retiro seguirá seu rito nos próximos dias do Tri-Dio da Páscoa, que ainda contará com pregações e orientações quanto a vivência deste tempo, de forma que todos permanecerão mergulhados neste mistério, através da oração, do silêncio e da contemplação peculiar deste tempo da Páscoa de Jesus Cristo, Nosso Senhor!
Shalom!