Em 2008 Natal foi pioneira na experiência de formar líderes, através da Turma de líderes. A partir do “Doe suas férias para Jesus” se formavam as turmas de líderes e como a experiência frutificou, a missão de Natal, juntamente com a Assistência Apostólica elaborou o manual.
A missionária da Comunidade de Aliança Enne Karol explica que este manual traz formações vivenciadas. Toda formação tem uma continuidade na semana, em três etapas, formação, atividade de leitura e atividade prática. ” Para elaborá-lo foram ouvidas pessoas mais antigas e mais jovens na comunidade que contaram sua história de como foram discipulados, e a partir desta troca de experiências, nasceu o manual” conta.
No manual a formação é muito dinâmica, vai mais do testemunho de quem está aplicando do que do conteúdo em si da formação. As formação são mais vivenciadas, por exemplo, se ela aborda a evangelização, as ovelhas irão rezar com a carta a comunidade que fala sobre evangelização e vão fazer uma ação de evangelização.
Outro ponto importante é que a pessoa que seja discernida para a coordenação, seja uma pessoa de muita expressão, de grande responsabilidade na comunidade. “Parece até loucura, mas a pessoa é a formadora da comunidade vida e tem tempo? E ela vai coordenar aquela turma de líderes? justamente deve ser esta pessoa, porque a expressão dela, a vivência dela, vai fazer mais diferença na vida dos meninos do que se ela tivesse tempo de ficar aplicando formação de forma tradicional” explica Enne.
Esta experiência tem proporcionado a formação de lideranças para a Obra e não tem o intuito de formar gente para entrar na Comunidade. Enne lembra o quanto de nós sofremos no passado porque chegava alguém no ministério que não sabia nem qual é o plano evangelizador e a partir desta iniciativa, isto não mais ocorre.
Por Luiz Eduardo Andrade