São sete anos de evangelização no território da Diocese de Santo André (que engloba as sete cidades do Grande ABC paulista) e, claro, a Missão não deixou passar a data em branco. Primeiro teve a celebração da Santa Missa, presidida pelo Pe. Edinardo de Oliveira Júnior, da comunidade de vida da Missão São Paulo, e depois uma bela festa para fazer memória da história do anúncio do Reino de Deus.
Pela primeira vez na Missão Santo André, o sacerdote ressaltou a importância da data. “O aniversário da Missão nos recorda duas realidades. A primeira deve encher nosso coração de gratidão por aquilo que Deus nos deu, pelas graças que Ele derrama em nossas vidas em particular. E por meio de nós, na vida de outras pessoas”, disse o Pe. Edinardo. “A outra realidade é a renovação da nossa missão, nossa presença em vista de um povo, da evangelização, o de ser missionário”, completou o sacerdote.
Ele ainda se alegrou ao ver a quantidade de pessoas que participaram da celebração. Foi necessário mais um espaço no Centro de Evangelização, para que todos participassem. “Fiquei feliz pelo Centro da Evangelização estar pequeno, por ver que a Missão está crescendo, que Deus tem feito muitas coisas. E destaco o acolhimento na Missão. Deixou uma impressão muito boa”, completou.
O Responsável Local (RL) de Santo André, Paulo Ygor, frisou que o aniversário da Missão é celebrar a chegada do Carisma na Diocese de Santo André e, sobretudo, a vontade de Deus nas sete cidades. “A comunidade é mais uma vez reenviada a este povo. Este envio é cheio de vigor novo e também de um amadurecimento na missão, um impulso para evangelização”, explicou.
Há aproximadamente dois anos em Santo André, Paulo Ygor descreveu a importância da Missão em sua história. “Particularmente, acredito que minha vida missionária é renovada e que desposar esta Missão hoje é a via mais segura para santidade. Cada vez mais cresce o amor e a disposição de responder a Deus: ‘O teu povo é meu povo. Aonde fores eu irei’(Rute 1, 16)”, completou.
Primórdios
Uma das primeiras irmãs a participar e hoje consagrada da comunidade de aliança, Ingrid Pfeifer Negreiros recordou as lutas para que a evangelização pelo carisma Shalom fosse realizada no Grande ABC. “Teve um tempo em que ficamos até sem Centro de Evangelização e foi muito desafiante para nós. Acho que Deus tira um bem maior de todo o desafio e esse fortaleceu ainda mais nossa vocação. Infelizmente, alguns acabaram saindo pela falta de estrutura, mas quem permaneceu ficou mais firme na vocação”, recordou Ingrid.
Para ela, é uma grande alegria ver a quantidade de pessoas que participam da Missão, sendo que no início eram poucos. “A nossa união no início, com a vontade de fazer a Missão crescer, foi a semente para gerar o que ela é hoje. Mas temos muito ainda o que crescer e a aprender. Agradeço ainda a vida do Júnior Morilha e da Simone Morilha, que foram os primeiros de todos nós (atualmente, o casal está na Obra de Difusão em Campinas). Louvo a Deus por todas as casas (de missão) que conquistamos, as pessoas que evangelizamos, vendo esta Missão com mais de 100 pessoas. É esta misericórdia de Deus que vem pelo Carisma e pela doação da vida de todos”, finalizou Ingrid.
E você quer conhecer a Missão Santo André? Sempre das 14h às 22h, a comunidade está aberta e esperando por você. Confira o endereço: Rua Dom João VI, 102, Santo André, a uma quadra da Perimetral (via que corta o Centro da cidade).