Institucional

Missão sem oração é propaganda

comshalom

Fundador e confundadora do Shalom, Moysés Azevedo e Maria Emmir Nogueira, falam sobre Teresa D´Ávila, destacando, segundo as palavras da santa, que a verdadeira santidade é a alegria e que sem oração não existe missão.

oração propagandaNos dias 15 e 16 de novembro, a Comunidade Católica Shalom promoveu em Fortaleza o Congresso de Espiritualidade – Oração e Missão em Santa Teresa D’Ávila. Moysés Azevedo e Emmir Nogueira comentaram o encontro, que contou com a presença de Frei Patricio Sciadini, delegado da Ordem Carmelita no Egito.

“Compreendemos que Santa Teresa é uma mulher simples e que sem oração não existe missão, da mesma forma que uma missão sem oração, não é missão, é propaganda”, disse Emmir. A vida de intimidade com Deus é uma das principais influências de Teresa de Jesus na Vocação Shalom. A cofundadora contou que para a Comunidade Shalom o evento significou grande renovação da vida de oração, do desejo de coerência de vida e também novo ardor missionário.

emmir frei moyses
Emmir, Frei Patrício, Moysés

Segundo Moysés, o congresso foi uma resposta ao que a Comunidade, como filha da Igreja, vive neste tempo, em celebração do quinto centenário de nascimento de Santa Teresa. Ele citou o que disse o Papa Francisco em 15 de outubro deste ano, dia dedicado à santa. O pontífice enviou uma carta ao Carmelo da cidade de Ávila, na Espanha, em que afirmava: “Teresa de Jesus convida as suas monjas a andar alegres servindo (Caminho 18,5). A verdadeira santidade é alegria, porque “um santo triste é um triste santo”. Os santos, mais do que esforçados heróis são fruto da graça de Deus aos homens”.

“Ou nós temos uma profunda amizade com Jesus Cristo; ou nós não seremos verdadeiros e apaixonados missionários para evangelizar o mundo de hoje”, afirmou o fundador, que diz acreditar que Santa Teresa é um sinal para o homem do século XXI.

Ele destacou também que a vida de Santa Teresa é um marco que não só influencia, mas alcança os membros da Comunidade Shalom: “A vida de Teresa pode nos fazer instrumento para os outros conhecerem a beleza de Cristo, e se apaixonarem por Cristo”.

Nada_te_Perturbe
Trecho do poema “Nada te perturbe”, de Teresa D’Ávila

O Papa faz afirmação semelhante na carta, ao pedir aos carmelitas que sigam os passos da santa. “Percorramos os caminhos da vida pela mão de santa Teresa. Seus passos conduzem-nos sempre a Jesus”, escreveu Francisco.

“Para a cidade de Fortaleza, o Congresso foi um chamado forte a um compromisso com a oração e a evangelização”, ressaltou Emmir. O Congresso reuniu membros de várias comunidades católicas, de paróquias e de ordens religiosas. Os participantes vieram de diversas cidades, como Itabuna (BA), Maceió (AL) e Manaus (AM).

“Deus nos prometeu que Fortaleza seria uma cidade de onde sairia muitas pessoas que ensinariam outras a rezar” ressaltou Emmir. Frei Patrício, no final da Missa celebrada no dia 16, expressou o desejo de ter uma missão da Comunidade Shalom no Egito. Questionado sobre possíveis atividades comemorativas do quinto centenário da santa em 2015, Moysés respondeu: “A cada dia o seu cuidado”.

 

Jonas Daniel
Edição: Emanuele Sales


Comentários

Aviso: Os comentários são de responsabilidade dos autores e não representam a opinião da Comunidade Shalom. É proibido inserir comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem os direitos dos outros. Os editores podem retirar sem aviso prévio os comentários que não cumprirem os critérios estabelecidos neste aviso ou que estejam fora do tema.

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *.

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *