Pai aflito vai buscar auxílio dos médicos voluntários para tentar salvar a filha recém-nascida. A história aconteceu em Antsiranana, localizada ao norte da ilha de Madagascar, pertencente ao continente Africano. Os pais são de tradição muçulmana e os médicos católicos, participantes da Expedição Missionária do Shalom àquela cidade. “Participavam de nossa equipe de voluntários, dois médicos, quatro enfermeiros e dois farmacêuticos”, conta Jeovana Freitas, Assessora da Promoção Humana Shalom.
A criança estava apenas com dezessete dias de nascida, em estado gravíssimo devido à hidrocefalia, espinha bífida e as complicações do parto que deixaram a mãe internada em outro hospital. A unidade médica possuía condições precárias sem sequer Unidade de Tratamento Intensivo. “Nossa equipe itinerante de saúde foi prontamente socorrer aquele pai e a criança. Fizemos tudo que estava ao nosso alcance, dentro das nossas limitações”, relembra Jeovana.
A missionária do Shalom ainda conta que dra. Bianca, integrante da Expedição, sugeriu batizar aquela bebê. Solicitada a permissão para realizar o sacramento, o pai foi consultar à sua mãe que consentiu o ato. “E assim fizemos. Conforme a Igreja permite, dada a iminência de morte da criança, foi ministrado o batismo em Juruaia. Foi um momento emocionante para todos, pois ali, naquele hospital, aquela bebê nascia verdadeiramente”, testemunha Jeovana.
No dia seguinte, o pai da criança ligou para os missionários avisando que a filha não havia resistido. Prontamente membros da Expedição foram consolar a família naquele momento de dor. “Nossa experiência nas terras Malgaches foi assim, muito marcada pela misericórdia de Nosso Senhor”, conclui a missionária que traz viva na memória a imagem de Juruaia.
Em 2018 foram realizadas três Expedições Missionárias Shalom. No ano seguinte o número dobrou. Os voluntários passam por um processo de seleção e colocam os seus dons à disposição do povo para o qual são enviados.
Neste ano estão programadas três expedições para Chaves, na Ilha de Marajó,no Pará, e três para o Continente Africano contemplando Madagascar, Cabo Verde e Lubango na Angola. Informações sobre datas e editais estão disponíveis no perfil da Promoção Humana Shalom no Instagram: @phcomshalom
O projeto de voluntariado, promovido pela Assessoria de Promoção Humana da Comunidade Católica Shalom, atende ao chamado do Papa Francisco à Igreja de ir ao encontro dos pobres e de neles, encontrar e consolar Cristo que sofre.
Você em missão através do Benfeitor da Paz
O sustento dos missionários em terras de missão como a África é possível graças à doação financeira dos benfeitores que ajudam as pessoas terem uma experiência com o Ressuscitado que passou pela Cruz. Faça agora mesmo sua doação e ajude um missionário em terra de missão.