Shalom

Missionária batiza criança no leito de hospital, em Madagascar

Pai aflito, filha em estado grave de saúde, mãe internada. Expedição Missionária Shalom traz relato sobre o batismo de Juruaia, recém-nascida, filha de pais muçulmanos.

comshalom

Pai aflito vai buscar auxílio dos médicos voluntários para tentar salvar a filha recém-nascida. A história aconteceu em Antsiranana, localizada ao norte da ilha de Madagascar, pertencente ao continente Africano. Os pais são de tradição muçulmana e os médicos católicos, participantes da  Expedição Missionária do Shalom àquela cidade. “Participavam de nossa equipe de voluntários, dois médicos, quatro enfermeiros e dois farmacêuticos”, conta Jeovana Freitas, Assessora da Promoção Humana Shalom.

A criança estava apenas com dezessete dias de nascida, em estado gravíssimo devido à hidrocefalia, espinha bífida e as complicações do parto que deixaram a mãe internada em outro hospital. A unidade médica  possuía condições precárias sem  sequer Unidade de Tratamento Intensivo. “Nossa equipe itinerante de saúde foi prontamente socorrer aquele pai e a criança. Fizemos tudo que estava ao nosso alcance, dentro das nossas limitações”, relembra Jeovana.

Voluntários da Expedição Missionária Shalom atendem a recém-nascida Juruaia, em Madagascar. Foto: @phcomshalom

A missionária do Shalom ainda conta que dra. Bianca, integrante da Expedição,  sugeriu batizar aquela bebê. Solicitada a permissão para realizar o sacramento, o pai foi consultar à sua mãe que consentiu o ato. “E assim fizemos. Conforme a Igreja permite, dada a iminência de morte da criança,  foi  ministrado o batismo em Juruaia. Foi um momento emocionante para todos, pois ali, naquele hospital, aquela bebê nascia verdadeiramente”, testemunha Jeovana.

No dia seguinte, o pai da criança ligou para os missionários avisando que a filha não havia resistido. Prontamente membros da Expedição foram consolar a família naquele momento de dor. “Nossa experiência nas terras Malgaches foi assim,  muito marcada pela misericórdia de Nosso Senhor”, conclui a missionária que traz viva na memória a imagem de Juruaia.

Em 2018 foram realizadas  três Expedições Missionárias Shalom. No ano seguinte o número dobrou.  Os voluntários passam por um processo de seleção e colocam  os seus dons à disposição do povo para o qual são enviados.

Neste ano estão programadas três expedições para Chaves, na Ilha de Marajó,no Pará, e três para o Continente Africano contemplando  Madagascar, Cabo Verde e Lubango na Angola. Informações sobre datas e editais estão disponíveis no perfil da Promoção Humana Shalom no Instagram:  @phcomshalom

O projeto de voluntariado, promovido pela Assessoria de Promoção Humana da Comunidade Católica Shalom, atende ao chamado do Papa Francisco à Igreja de ir ao encontro dos pobres e de neles, encontrar e consolar Cristo que sofre.

Você em missão através do Benfeitor da Paz 

O sustento dos missionários em terras de missão como a África é possível graças à doação financeira dos benfeitores que ajudam as pessoas terem uma experiência com o Ressuscitado que passou pela Cruz. Faça agora mesmo sua doação e ajude um missionário em terra de missão. 

Link: comshalom.org/benfeitordapaz/pagamento.html


Comentários

Aviso: Os comentários são de responsabilidade dos autores e não representam a opinião da Comunidade Shalom. É proibido inserir comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem os direitos dos outros. Os editores podem retirar sem aviso prévio os comentários que não cumprirem os critérios estabelecidos neste aviso ou que estejam fora do tema.

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *.

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *