Há mais de quatro anos, por meio do Projeto Jesus Meu Abrigo, a Comunidade Católica Shalom em Sobral distribui, no turno da noite, sopão para pessoas em situação de rua na cidade, ação que tornou-se mais essencial neste tempo de pandemia, onde a taxa de desemprego aumentou e consequentemente a pobreza.
Segundo os voluntários do Projeto, são servidas de 25 a 30 pessoas por noite. Para Thaycila Eugênio, 25, que está há dois anos no ministério de Promoção Humana, fazer parte dessa ação vai além de se ofertar, é também receber muito de Deus e ser renovada na experiência com o Seu amor.
“Sou muito grata a Deus por me dar esse presente, que é cuidar dos pobres, me confiando os seus prediletos. Quando eu saio de casa, vou ao encontro do próprio Cristo crucificado e ali também eu sou formada. É ali que Deus vai me moldando e mostrando a vontade d’Ele para a minha vida, como filha de Deus, como mulher, como vocacionada.” conta Thaycila.
A sopa é uma doação integral do Hotel Verde Rio, distribuída pelos missionários da Comunidade Shalom. Além disso, o projeto, que devido ao surto de coronavírus se uniu ao Shalom Amigo dos Pobres, visa a evangelização das pessoas em situação de vulnerabilidade social, levando não só o alimento do corpo mas também da alma.
Um dos missionários do projeto, Lucas Leandro, de 20 anos, explica como se dá a evangelização. “Não é só entregar alimentos ou algo de material, mas é saber como eles estão, ter preocupação e amar o Pobre Jesus que se faz presente nestes nossos irmãos necessitados. Quanto mais tenho desejo de amar a Cristo, menos indiferente ao irmão eu me torno, e assim posso cuidar das suas chagas, sorrir, mostrando que neste mundo ele não está sozinho!” revela o postulante da Comunidade de Aliança.
Por Socorrinha Mouta