Retiro CACV abordou Exortação Apostólica “Amoris Lætitia” do Papa Francisco
A alegria do amor e a espiritualidade conjugal e familiar foram os temas centrais abordados durante o Retiro CACV, que reuniu missionários da Comunidade Católica Shalom da missão de Sobral. Durante o evento formativo, foram destacados os aspectos principais da Exortação Apostólica Pós-Sinodal Amoris Lætitia do Papa Francisco. O retiro foi realizado no último final de semana, 3 e 4 de dezembro, no Centro de Ciências da Saúde (CCS) da Universidade Estadual Vale do Acaraú (UVA).
O objetivo é que todos os missionários reflitam acerca do olhar que a Igreja e, de forma especial, o Papa Francisco, tem acerca do papel da família. “As famílias têm um papel primordial no pontificado do Papa Francisco. Mergulhamos no tema do ‘amor à família’ para compreendermos o olhar da Igreja acerca da família”, explicou o responsável pela missão da Comunidade Shalom em Sobral, Breno Dias. Além das formações, o retiro contou também com um momento de oração pelas famílias e pelas vocações matrimoniais e celibatárias.
As palestras foram conduzidas pelo casal Radameques e Marinalva Ceccaci, que mora na França e falou por meio de vídeos previamente gravados. Ele ressaltou que vivemos tempos desafiantes para as famílias porque o mundo as olha como “instituições falidas”. No entanto, é fundamental que os casais cristãos vivam a alegria que brota de uma experiência com Deus. “A alegria é um sinal da graça de Deus, é sinal de que o amor de Deus está presente”, ressaltou Radameques. Ele lembrou ainda que o texto do Papa nos apresenta que a graça do sacramento do matrimônio destina-se a “aperfeiçoar o amor dos cônjuges.” O amor é vivido em atos, de acordo com ele. Radameques destacou ainda que os homens têm um papel fundamental de defender a família e sua santidade.
O olhar fixo em Jesus e o matrimônio à luz da Palavra de Deus foram temas abordados por Marinalva. Ela ressaltou que a Amoris Lætitia tem o objetivo de apresentar o matrimônio como um caminho seguro de santidade. “A Palavra de Deus não apenas revela quem é Deus, mas também quem é o homem e a mulher e os planos de Deus para a família”, explicou. De acordo com a missionária, as mulheres precisam ser sábias para edificarem sua casa com a Palavra de Deus.
Sobre a Amoris Lætitia
A Exortação Apostólica Amoris Lætitia foi elaborada pelo Papa Francisco após o Sínodo das Famílias, no ano passado. O texto trata sobre o amor na família e é destinado aos bispos, aos presbíteros e aos diáconos, às pessoas consagradas, aos esposos cristãos e a todos os fiéis leigos. São nove capítulos que abordam temas como a alegria do amor na família, a espiritualidade familiar, a educação dos filhos na fé e olhar fixo em Jesus que faz viver com fidelidade o chamado a ser família.
O texto do Papa ressalta que “a alegria do amor que se vive nas famílias é também o júbilo da Igreja”. O desejo de família permanece vivo, em especial entre os jovens “apesar dos numerosos sinais de crise no matrimônio”. Por isso, de acordo com o Papa, é preciso que “o anúncio cristão sobre a família seja verdadeiramente uma boa notícia”.
Por Teresa Fernandes