Shalom

Missionários do Shalom Sobral refletem sobre a alegria do amor na família

comshalom

Retiro CACV abordou  Exortação Apostólica  “Amoris Lætitia” do Papa Francisco

A alegria do amor e a espiritualidade conjugal e familiar foram os temas centrais abordados durante o Retiro CACV, que reuniu missionários da Comunidade Católica Shalom da missão de Sobral. Durante o evento formativo, foram destacados os aspectos principais da Exortação Apostólica Pós-Sinodal Amoris Lætitia do Papa Francisco. O retiro foi realizado no último final de semana, 3 e 4 de dezembro, no Centro de Ciências da Saúde (CCS) da Universidade Estadual Vale do Acaraú (UVA).

O objetivo é que todos os missionários reflitam acerca do olhar que a Igreja e, de forma especial, o Papa Francisco, tem acerca do papel da família. “As famílias têm um papel primordial no pontificado do Papa Francisco. Mergulhamos no tema do ‘amor à família’ para compreendermos o olhar da Igreja acerca da família”, explicou o responsável pela missão da Comunidade Shalom em Sobral, Breno Dias. Além das formações, o retiro contou também com um momento de oração pelas famílias e pelas vocações matrimoniais e celibatárias.

As palestras foram conduzidas pelo casal Radameques e Marinalva Ceccaci, que mora na França e falou por meio de vídeos previamente gravados. Ele ressaltou que vivemos tempos desafiantes para as famílias porque o mundo as olha como “instituições falidas”. No entanto, é fundamental que os casais cristãos vivam a alegria que brota de uma experiência com Deus. “A alegria é um sinal da graça de Deus, é sinal de que o amor de Deus está presente”, ressaltou Radameques. Ele lembrou ainda que o texto do Papa nos apresenta que a graça do sacramento do matrimônio destina-se a “aperfeiçoar o amor dos cônjuges.” O amor é vivido em atos, de acordo com ele. Radameques destacou ainda que os homens têm um papel fundamental de defender a família e sua santidade.

O olhar fixo em Jesus e o matrimônio à luz da Palavra de Deus foram temas abordados por Marinalva. Ela ressaltou que a Amoris Lætitia tem o objetivo de apresentar o matrimônio como um caminho seguro de santidade. “A Palavra de Deus não apenas revela quem é Deus, mas também quem é o homem e a mulher e os planos de Deus para a família”, explicou. De acordo com a missionária, as mulheres precisam ser sábias para edificarem sua casa com a Palavra de Deus.

Sobre a Amoris Lætitia

A Exortação Apostólica Amoris Lætitia foi elaborada pelo Papa Francisco após o Sínodo das Famílias, no ano passado. O texto trata sobre o amor na família e é destinado aos bispos, aos presbíteros e aos diáconos, às pessoas consagradas, aos esposos cristãos e a todos os fiéis leigos. São nove capítulos que abordam temas como a alegria do amor na família, a espiritualidade familiar, a educação dos filhos na fé e olhar fixo em Jesus que faz viver com fidelidade o chamado a ser família.

O texto do Papa ressalta que “a alegria do amor que se vive nas famílias é também o júbilo da Igreja”. O desejo de família permanece vivo, em especial entre os jovens “apesar dos numerosos sinais de crise no matrimônio”. Por isso, de acordo com o Papa, é preciso que “o anúncio cristão sobre a família seja verdadeiramente uma boa notícia”.

Por Teresa Fernandes


Comentários

Aviso: Os comentários são de responsabilidade dos autores e não representam a opinião da Comunidade Shalom. É proibido inserir comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem os direitos dos outros. Os editores podem retirar sem aviso prévio os comentários que não cumprirem os critérios estabelecidos neste aviso ou que estejam fora do tema.

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *.

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *