Shalom

Missionários e voluntários realizam multirão em Madagascar

comshalom

A missão do Shalom em Madagascar realizou neste último sábado,17, ações voluntárias e apresentações culturais no centro de evangelização. Junto com os brasileiros da expedição missionária, durante a manhã, a comunidade ofereceu atendimentos médicos, aula de culinária para jovens, atividades físicas e orientações básicas de higiene pessoal para adultos e crianças. No horário da tarde, os nativos, membros dos grupos de oração da comunidade, fizeram apresentações da cultura local.

As ações contaram com a ajuda de benfeitores do Brasil. Foram distribuídos kits de higiene bucal, material escolar para as crianças, lanches, roupas e calçados. Também com o valor arrecadado no Brasil, foram adquiridas, e doadas, 50 bíblias católicas no dialeto malgaxe, medicamentos e material hospitalar.

A cozinha do curso de culinária já realizado na missão, recebe equipamentos para a evolução e continuidade das atividades. Panelas, formas, balança, liquidificador, fritadeiras e talheres. Todas as doações são resultado de uma campanha realizada entre amigos e familiares dos voluntários da expedição.

Pela manhã, 25 crianças receberam os kits e orientações básicas de higiene bucal. No ambulatório, 50 pacientes são atendidos pelos profissionais voluntários. No curso de culinária, jovens aprenderam noções básicas de higiene na cozinha e prepararam alguns pratos que, quando prontos, são divididos entre os participantes que levam para casa. “Elas quando voltam pra casa, já tentam fazer para os pais experimentarem. Tá sendo um grande presente de Deus e um grande chamado de Deus para esse povo. Resgatar a dignidade que se perdeu diante da fragilidade cultural, social, fragilidade muitas vezes humana mesmo”, testemunha Magnólia Lima, uma das missionárias responsáveis pelo curso.

 

Na tarde cultural, os jovens malgaxes apresentam danças típicas da região e mostram que o talento deles se desenvolve logo nos primeiros anos de vida. “O que mais me surpreendeu foi a dedicação deles de mostrar o que eles tinham de melhor, e realmente nós ficamos chocados pelo tanto e coisa que eles tinham para nos mostrar”, relata Milena Pina, contadora, surpresa com o talento dos nativos.

O dia termina em clima de festa, onde em uma ciranda, brasileiros e malgaxes misturam os ritmos e experiências.

Lorena Alencar


Comentários

Aviso: Os comentários são de responsabilidade dos autores e não representam a opinião da Comunidade Shalom. É proibido inserir comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem os direitos dos outros. Os editores podem retirar sem aviso prévio os comentários que não cumprirem os critérios estabelecidos neste aviso ou que estejam fora do tema.

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *.

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *