No terceiro dia de retiro da Semana Santa o Padre André, da Paróquia de Santa Rita de Cássia, nos remeteu o Sábado à duas palavras: morte e silêncio; como podemos vive-los no nosso dia-a-dia?
O silêncio é a expressão espiritual mais bonita que existe na vida de oração; é o momento em que podemos conversar e ouvir o Senhor. E a falta do silêncio nos distrai, nos distancia de enxergarmos o essencial aos olhos de Deus.
Fomos chamados a refletir: como nos colocamos quando Deus se cala na nossa vida?
Quando isso acontece não quer dizer que Deus não nos ama e sim, que quer que eu entenda melhor o amor que eu digo sentir…
O silêncio é usado por Deus como provação, como algo para fortalecer a nossa fé, pois todo calar de Deus tem um propósito: é a prova mais sublime do Seu amor; é a lição de que devemos amá-lo de uma forma consciente, nos abandonando inteiramente na confiança.
Ao falar sobre a morte, o Pe. André nos ensina que como cristãos, não devemos temer à morte e sim, de viver bem a vida.
Quem nos ensina a entender a morte é o próprio Jesus Cristo; é através dEle que ganhamos a vida pela morte. No sentido cristão a morte nada mais é do que a passagem para um encontro definitivo com Deus!
Assim, fica então uma reflexão para todos nós: se morrêssemos hoje, como Jesus encontrará o nosso coração?
O silêncio e a morte são mistérios essenciais para vivenciarmos o dia da ressurreição. Que neste dia possamos contemplá-los como forma de provarmos intensamente o amor do Ressuscitado.
—
O nosso Retiro de Semana Santa continua amanhã (01) a partir das 14h na Escola Berço de Belém. Venha participar conosco e se aprofundar no mistério do amor de Cristo por nós.
Thássia Mesquita
Ministério de Comunicação
Shalom Belém