Qual foi o novo que você disse há pouco tempo uma pessoa para convencê-la de que verdadeiramente Jesus estava prestes a ressuscitar seu coração? Porque se Jesus dizia para os discípulos a primeira palavra depois da ressurreição é de que A paz estava no coração deles, porque a paz estava no coração deles, vocês também deverão como comunidade serem anunciadores desse novo, que não vem do fundador, do co-fundadores, que não vem da missão, da coordenação, mas que vem de quem? De Deus.
Por que é obra nova, porque se essa comunidade fosse das próprias mãos somente dos povos já tinha acabado, não é verdade. Você acreditam que essa comunidade é fundada por Deus, não é? Se é fundada por Deus essa novidade brota sempre do coração de Deus, se ser Shalom é alguém que leva o novo, que leva a esperança para o outro? Com a Ressurreição de Jesus Cristo nós comprovamos que o amor é forte do a morte. Sexta-feira nós estávamos vivendo o caminho da paixão de Jesus, dois dias depois nós celebramos a Ressurreição. Jesus hoje não vive mais a morte, Ele não está no lugar onde deixaram, porque aquele local hoje está vazio, porque Jesus ressuscitou como havia falado. Então o amor fala mais forte do que a morte! Ser comunidade, você consagrados, discípulos, postulantes, vocacionados e obra. Vocês tem deixado o amor falar mais alto do que a morte? Essa resposta que somente nós podemos dar que as vezes não é bom dizer para o outro, pense um pouco. Você tem deixado que o Amor fale mais forte do que a morte? A morte não pode sepultar o Amor, o Amor que deve sepultar a morte. Nós não podemos deixar que a morte sepulte o amor. Porque hoje nós comprovamos que o Amor verdadeiramente é o que sepulta a morte. A morte não tem autoridade diante do amor. O Amor sempre fala mais alto.
O amor sempre diz verdadeiramente o que deve acontecer, o amor é que rege aquilo que verdadeiramente deve acontecer nas nossas vidas. A ressurreição de Jesus Cristo é a intervenção de Deus na história, quando o povo achava que tudo já estava acabado, esse Deus surpreende o povo com a ressurreição de Jesus Cristo. Vocês acreditavam isso na sexta-feira, mas ver Jesus Cristo na cruz para aqueles que seguiam fielmente. Era como se tudo tivesse acabado ali. Pedro, alguém que havia traído Jesus, João o único que estava ali perto, os outros discípulos estavam todos trancados na casa não tinham coragem nem de colocar a cara para fora na rua porque a vergonha era grande. A decepção com eles com quem tinham servido, por que tinham falado, com que tinham feito, tudo faziam com que os discípulos pudessem ter medo. Quando tudo parecia está perdido, quando aquela cruz que era um sinal da morte do Deus que permaneceu com seu povo. Deus surpreende o povo com a Ressurreição para dizer: “Eis aqui aquilo que verdadeiramente eu devo dar aos meus filhos, o Amor.” E a surpresa de Deus acontece! Quantas e quantas vezes Deus nos surpreende. Quando a gente pensa que já está morrendo e aí Deus vem com sua surpresa nos traz a vida. Quando a gente tá quase caindo e Deus vem e diz assim: “Segura aqui que Eu vou te ajudar”. A surpresa de Deus acontece! Agora devemos deixar que essa surpresa acontece, porque quem é surpreendido, é pego de surpresa totalmente. Porque quando nós recebemos essa surpresa de Deus nós devemos está atentos e abertos para ouvir o que Deus tem a nos dizer.
Porque Deus nos pega de surpresa e não preparados para aquilo, porque se fossemos preparados logo vão surgir às surpresas, já seria algo previsto. Pense em todas as vezes que Deus te surpreendeu. Pense coisas boas e não coisas ruins porque hoje é Ressurreição. Todas as vezes que Deus te surpreendeu com seu Amor. Talvez a gente nem consiga contar com as vezes que Deus nos surpreendeu. Ser surpreendido por Deus. Quando o povo achava que a escuridão é o que ia reinar, Deus coloca no coração do povo uma grande novidade, Jesus ressuscitou! Jesus está vivo! O povo que andava nas trevas, na escuridão, conseguia ver algo novo. Porque aquela ingratidão de ter caminhado com o Filho de Deus já não pertenciam mais em seu coração, porque agora seu coração estava surpreendido.
Aquilo que não era previsto pela pouca fé dos discípulos, mas já previsto por Deus agora estava acontecendo, porque Jesus não estava naquele lugar que O colocaram, à sepultura de Jesus estava vazia. O espanto daqueles que viram os primeiros sinais da ressurreição era grande. “Como pode? O sinal da morte era claro, e nós chegamos aqui e Jesus não está mais aconteceu alguma coisa, roubaram o corpo Dele ou então Ele ressuscitou como havia falado.” Só o que mais provável para aqueles que virão os primeiros sinais da ressurreição era que alguém tinha pegado o corpo de Jesus. Porque o medo era algo ainda muito forte. E tantas e tantas vezes que nós surpreendidos por Deus também ainda temos dúvidas de que Deus verdadeiramente quer nos dar o novo.
Por isso nós devemos aprender a estar atentos para as surpresas de Deus. Ser alguém que é Shalom que leva a paz é ser alguém que está sempre consciente das surpresas de Deus. Porque leva a paz que contém no nosso coração. Se nós não estamos irradiados envolvidos por essa paz nós não conseguimos ser sinal da ressurreição. A gente vai terminar amanhã o período da páscoa daqui a oito dias e a gente ainda vai ficar com cara de finado de sétimo dia. Gente que acabou de perder alguém no sétimo dia. Se nós não deixamos que essa alegria, essa surpresa seja algo muito marcante na nossa vida, seja algo que mexa nos nossos corações, mesmo que nós estejamos ainda na cruz, à gente não pode deixar que os sinais da cruz sejam mais fortes do que o sinal da ressurreição.
Nós somos chamados a espalhar o perfume de Cristo em todos os lugares. Vocês acham que Jesus chamou para ficarem sentados? Carregar o Tau no pescoço bonito, lindo, rezar com as mãos postas, mais isso só é um belo ensaio para aquilo que Jesus quer de vocês. Todo mundo colocou perfume antes de vir para cá? Tem gente que não. A gente deve sair daqui com o perfume de Cristo. Porque esse perfume que vocês usaram pode ser o melhor que for, mas se vocês tomarem banho vai sair. Mas tem um perfume que não acaba, tem um perfume que não vai passar é o perfume de Jesus Cristo. O perfume da Ressurreição. Esse não vai passar de jeito nenhum se nós deixarmos banhar por esse perfume, por isso nós devemos aprender a ser perfume em todos os lugares, porque ser Shalom é ser isso.
Não devemos ter medo de espalhar esse perfume, não devemos ter medo das surpresas de Deus. Papa Francisco sempre nos diz: Ele nos surpreende sempre. Quando nós achamos que Deus vai fazer isso, Ele tem umas criatividades que até faz medo às vezes. Quando a gente pensa que vai acontecer isso nos coloca para isso. No retiro do Clero o nosso pregador disse uma coisa muito interessante porque se questionava muito porque que Deus tinha chamado para ser cristão primeiro, que era batizado, seguidor da marca de Jesus Cristo. Depois ele se questionou muito porque que Jesus chamava para ser padre. E depois Jesus chamou para ser bispo. E aí que ele se questionou mesmo. E um dia ele teve uma resposta muito clara de Deus que dizia: “Olha se eu não te chamasse você seria muito pior, então é melhor você ser seguidor de Jesus Cristo desse jeito mesmo.” Então gente não vamos achar que nós somos os merecidos por isso que Deus nos escolheu, esse Deus morreu por nós. Ele morreu porque sabia que cada um de nós éramos pecadores mesmos. E morreu não porque achamos que daríamos algo em troca para Ele, na verdade nós não podemos dar nada. Porque nós muitas vezes damos pecados.
O que nós podemos oferecer a Deus é o nosso serviço, por isso ser alguém que é consagrado, ser alguém que faz parte de uma comunidade ser homem e mulher que espalha esse perfume de Jesus. Nós não podemos deixar que essa surpresa nos deixe quietos, mas se nós fechamos essa novidade de Deus, nós nunca podemos trazer a vida dos nossos irmãos. Por isso nós não devemos fechar os nossos corações, o nosso coração deve ser um coração aberto para acolher a novidade de Deus. A surpresa que Deus deseja na nossa vida muitas vezes nos tira daquilo que nós planejamos. Quem vai em missão aqui? Se você vai em missão agora, agradeça todos os dias a Deus, porque Ele te dar a graça de poder sair daquilo que muitas vezes nós somos cômodos de viver uma surpresa de Deus. O lugar que você nem sabe o que vai acontecer. É isso que é ser perfume de Deus, é ir sem saber aonde, sem saber fazer o que, mas eu vou!
Ser alguém que se consagra a Deus e escolhe o Ressuscitado como Senhor da nossa vida não pode viver o egoísmo. Não pode viver para si. Na verdade nunca Jesus nos chamou para servir a nós mesmos. Quando Jesus mandou os discípulos evangelizar Ele disse o que? Vão a vocês ou Ide? Jesus não disse: “Ficam aqui e evangelizam a vocês mesmos.” Ide ao mundo inteiro! Então ser alguém que é consagrado e missionário não pode se achar que nunca deve evangelizar somente aqueles que estão ali por perto. Tem que aprender a sair de si mesmo. Por isso que quando olhamos para Jesus Cristo nós devemos pedir: “Senhor! pela tua Ressurreição tu nos libertes para sairmos de nós mesmo”. Porque Jesus sai da morte para a vida. Ele sai daquilo que era escuro para viver um novo.
Padre Fábio Soares