Institucional

Moysés Azevedo participa de evento em Roma sobre ‘Deus na cidade’

moysés-azevedo-canção-novaO Pontifício Conselho para os Leigos (PCL) realiza de 5 a 7 de fevereiro a 27º Assembleia Plenária com o tema “Encontrar a Deus no coração da cidade”, da qual participa o fundador da Comunidade Shalom, Moysés Azevedo, entre outros representantes de expressões da Igreja. O evento acontece no Vaticano. Está prevista audiência com o Papa Francisco na manhã de sábado (7).

O objetivo do encontro é apresentar reflexões sobre a urbanização à luz da fé. Segundo nota divulgada pelo PCL, esse fenômeno desperta “um crescente interesse no magistério ordinário da Igreja”, desde Paulo VI até ao Papa Francisco, que ainda como arcebispo publicara o livro “Deus na cidade”. Durante esses dias, os participantes debaterão o assunto em seus vários aspectos. Haverá momentos de intervenções, oração, testemunhos e fraternidade.

“A cidade moderna e secularizada, paga pelo seu bem-estar e pelas suas conquistas tecnológicas, parece ter definitivamente colocado Deus ‘no banco de reservas’ reduzindo a fé a um mero facto privado”, destaca a nota. Ao mesmo tempo, a Assembleia tratará das “periferias geográficas e existenciais”, que “sacodem a Igreja e a impelem, hoje mais do que nunca, na direção de uma conversão missionária e pastoral para que se torne numa Igreja em saída, habitada por uma salutar inquietude por Deus e pelo homem”.

Moysés Azevedo é consultor do PCL desde 2007 e do Pontifício Conselho para a Promoção da Nova Evangelização, desde 2011.

O Pontifício Conselho para os Leigos é o órgão da Cúria Romana que assiste o Papa nas questões que dizem respeito à contribuição que os leigos podem dar à vida e à missão da Igreja.

Nesta plenária, estão presentes vários outros fundadores, como Chiara Amirante, da Comunidade Novos Horizontes, e Andrea Riccardi, da “Santo Egídio”, que falam nesta sexta-feira (6) durante mesa-redonda. 

Ao término da Assembleia, motivo principal desta viagem, está prevista também uma visita de Moysés à Missão do Shalom em Budapeste, na Hungria. A Comunidade Shalom pede a oração de todas as pessoas de boa vontade pelos frutos desta viagem, para que possa contribuir com a Igreja.

Emanuele Sales e Ângela Miyashiro
Com informações da Rádio Vaticano


Comentários

Aviso: Os comentários são de responsabilidade dos autores e não representam a opinião da Comunidade Shalom. É proibido inserir comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem os direitos dos outros. Os editores podem retirar sem aviso prévio os comentários que não cumprirem os critérios estabelecidos neste aviso ou que estejam fora do tema.

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *.

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *