A misericórdia de Deus é a última palavra, não o mal que infesta este mundo; e a efusão do Espírito é a maneira pela qual Deus nos capacita a sermos agentes de esperança neste mundo, a fim de que busquemos ser agentes do Espírito.
“A multidão dos fiéis era um só coração (At 4, 32) ” foi o tema da pregação da manhã, feita pelo fundador da Comunidade Shalom, Moysés Azevedo, nesta sexta-feira, 30, na sede da Comunidade Canção Nova em Cachoeira Paulista (SP), em ocasião dos festejos dos 50 anos da Renovação Carismática Católica.
Durante a pregação Moysés destacou os principais elementos da Renovação Carismática Católica (RCC), destacando a corrente de graças que emana da Renovação do Espírito e sopra em todos os membros da Igreja.
O Batismo no Espírito Santo e o derramamento dos carismas, segundo Moysés, é o primeiro elemento dessa corrente de graças, “Quando a gente tem essa experiência do Batismo no Espírito Santo a nossa vida se transforma. Estamos celebrando 50 anos e é oportuno a gente se recordar disso; é uma coisa que marca a nossa história, a nossa vida”.
Outro ponto importante frisado pelo fundador, após ter testemunhado sua própria experiência no início de sua conversão, é reconhecer de que Jesus é o Senhor. “Quem faz essa experiência do Batismo no Espírito Santo tem e entra nesse mistério, se rende ao coração a Jesus e a partir desse momento, não queremos viver mais para nós mesmos, queremos viver para Ele ”.
O terceiro e elemento da RCC é o carisma fundador, de onde brotam as novas comunidades, homens e mulheres por inspiração, por unção do próprio Espírito fundaram as comunidades, não por vontade própria.
Moysés Azevedo também ressaltou a Evangelização como o quarto ponto, “mais interessante é que a efusão do Espírito leva a um desejo evangelizador, pois quem experimenta a verdadeira transformação no Espírito não se contenta em ter isso apenas para si mesmo, mas quer ajudar outros, pois o Espírito leva o homem ao centro da vontade de Deus, e a vontade d’Ele é a salvação de toda a humanidade! ”. E pôr fim, a unidade para a missão. “Unidade não é uniformidade, unidade é harmonia. Os carismas são diferentes, mas pertencemos e temos os elementos comuns dessa corrente de graças, dessa efusão do Espírito Santo e somos chamados a gerar essa harmonia entre nós”.
A programação do Jubileu da RCC acontece de 28/06 a 02/07 entre a sede da Canção Nova e a cidade de Aparecida e conta com a presença de Patti Gallagher Mansfield, pioneira da RCC no mundo, padre Eduardo Dougherty, o pioneiro da RCC no Brasil, membros do conselho e moderadores de Novas Comunidades no Brasil.
Programação:
Sábado – 01/07
Na Canção Nova, Cachoeira Paulista (SP)
08h00 – Cânticos e Oração
09h15 – Testemunho: Patti Gallagher Mansfield
10h00 – Oração pedindo o Batismo no Espírito Santo – Patty Mansfield
10h25 – Intervalo
11h00 – Cânticos e Oração
11h15 – Pregação – Tema: “Receba o Espírito Santo para dar a vida” – Pregadora: Katia Roldi Zavaris
12h00 – Oração
12h25 –Intervalo
15h00 – Santa Missa
16h30 – Encerramento na Canção Nova e saída para o Santuário Nacional de Aparecida
No Santuário Nacional, Aparecida (SP)
20h30 – Procissão Luminosa – da Basílica Velha até a Catedral Basílica
21h00 – Festa do Jubileu, com louvor, cânticos, artes e clamor ao Espírito Santo
01h00 – Encerramento
DOMINGO – 02/07
10h00 – Missa da Romaria Nacional da RCC à Aparecida – Celebração dos 50 anos da RCC e dos 300 anos de Nossa Senhora Aparecida
*esta programação está sujeita a alteração sem aviso prévio. Com informações da Canção Nova.