“Cristo Ressuscitou, aleluia”. Com essas palavras, Moysés Azevedo, fundador da Comunidade Católica Shalom, iniciou a pregação sobre a Ressurreição de Jesus no domingo, 16, último dia de Retiro de Semana Santa. O encontro aconteceu no Ginásio Paulo Sarasate, em Fortaleza, e reuniu milhares de pessoas. Em sua fala, Moysés destacou a importância da Eucaristia e do Evangelho na vivência do novo de Deus.
Utilizando palavras do Papa Francisco, Moysés explicou que o pessimismo estéril é aquele que leva uma pessoa a se acostumar com a frustração. É preciso anunciar a ressurreição às regiões mais escuras, mais ambíguas e mais incoerentes da alma. “Evangelize os seus sepulcros”, insistiu ainda. “Que seja abalado aquilo que você considera consolidado, no sentido mais negativo dentro de você. Que tudo seja recriado”, pregou o fundador.
O missionário aconselha a não ter medo de expor diante de Jesus as ambiguidades, as incoerências, as fraquezas, pois, segundo ele, uma das características do Ressuscitado é unificar a alma. “O Senhor pela força do seu amor pode fazer nova todas as coisas”, explicou. Aqueles que, em Cristo, são transformados pela ressurreição anunciam que Jesus é o Senhor. Moysés destacou ainda que confessar Jesus como o Senhor implica decidir-se de forma pessoal por Ele, mesmo em meio às fragilidades humanas.
“O novo nome da morte é viver para si mesmo”, afirmou. Quem vive para si mesmo está morto, mas não sabe. Somente a força da ressurreição de Cristo é capaz de visitar aqueles que estão mortos, mesmo vivos, e salvá-los. “Na medida em que nós declaramos que Jesus é o Senhor, os demônios vão sendo expulsos de nós e o mundo vai perdendo o fascínio sobre nós”, pontuou. Ele explicou que a ressurreição de Cristo dá acesso à eternidade. Esta é o próprio Deus e não um tempo sem fim, de acordo o missionário. “Usufrua da força da ressurreição de Cristo”, pediu Moysés.
Eucaristia e Evangelho
Moysés destacou que o Senhor chama seu povo a anunciar o palpitar do Ressuscitado, recebendo a Eucaristia e entrando na dinâmica do Evangelho. Quem come da Eucaristia come fogo. Esse fogo inflama a alma e a faz sair de si mesma, vivendo o modo de ser de Deus que é o estar sempre aberto aos outros.
Ele convidou ainda os participantes do retiro a assumir o compromisso de crescer na leitura e na vivência do Evangelho de Jesus, pois só a Palavra de Deus tem o poder de despertar os cristãos dos sonos mais profundos da alma. “Não coloque os seus esforços no que passa. Coloque as potências da sua alma no que é eterno”, destacou.
Pregação na íntegra
Confira a pregação de Moysés Azevedo sobre a Ressurreição no Canal do Youtube da Comunidade Católica Shalom.
Jonas Viana