Moysés Azevedo, Fundador e Moderador da Comunidade Católica Shalom, é um dos pregadores no Congresso Estadual da Renovação Carismática Católica do Ceará, que acontece de 03 a 05 de julho no Ginásio Paulo Sarasate em Fortaleza. Ele pregará no domingo pela manhã com o tema “Vida em Comunidade”. A programação seguirá com uma Efusão do Espírito Santo.
O fundador da Comunidade Shalom também será homenageado nesta sexta-feira, 3, em sessão solene na Assembleia Legislativa do Ceará, a partir das 15h. A sessão tem o objetivo de celebrar os 40 anos da Renovação Carismática Católica do Ceará. O requerimento é de autoria do deputado estadual Carlos Matos (PSDB).
Além de Moysés Azevedo, serão homenageados ainda a co-fundadora da Comunidade Shalom e ex-coordenadora da RCC no Ceará, Maria Emmir Oquendo Nogueira, o presidente da RCC Ceará, Francisco de Sousa Ferreira e o fundador da Associação do Senhor Jesus, padre Eduardo Dougherty.
Em 1980, foi escolhido pelo arcebispo de Fortaleza à época, Dom Aloísio Lorscheider, para oferecer um presente ao Papa João Paulo II, em nome da juventude da Arquidiocese. Orou pedindo a Deus um presente digno do Santo Padre e decidiu-se por escrever uma carta ofertando sua vida na evangelização dos jovens.Nascido em 4 de novembro de 1959, em Fortaleza, foi educado em ambiente católico e, muito cedo, passou a liderar grupos de oração para jovens. Em 1976, teve forte experiência com o amor de Deus a partir do contato com a Renovação Carismática Católica e fez parte do grande crescimento dela por todo o estado.
Foi convocado pela Santa Sé para participar, em Roma, dos sínodos sobre a Eucaristia, em 2005, e sobre a Palavra de Deus, em 2008. Participou, em 2007, da V Conferência Episcopal da América Latina em Aparecida, como representante dos movimentos eclesiais e novas comunidades do continente.Em 9 de julho de 1982, exatamente dois anos após o encontro com o pontífice, nascia a Comunidade Católica Shalom.
É característico de sua pregação o transbordar do amor inflamado por Deus e incansável pela evangelização dos homens, em especial dos jovens. Reside em Aquiraz, na Diaconia, onde exerce o governo geral da Comunidade Shalom, no serviço à Igreja e à humanidade.
Shalom
A Comunidade que nasceu da Experiência com a Renovação Carismática, recebe em 1998, do então arcebispo de Fortaleza, Dom Cláudio Hummes, o decreto de reconhecimento canônico do Shalom, em nível diocesano. O Reconhecimento Pontifício é decretado em 2007, pelo Pontifício Conselho para os Leigos, órgão ligado à Santa Sé, que aprova, ainda, os Estatutos em caráter experimental. Em 22 de fevereiro de 2012, com o fim do período ad experimentum, a Santa Sé confirma o reconhecimento da Comunidade Católica Shalom como associação privada internacional de fiéis e aprova definitivamente seus Estatutos.
Admiro a coragem fé e luta deste homem de Deus que com a graça da Santíssima Trindade criou esta obra tão maravilhosa Shalom .Que Jesus em sua infinita misericórdia sempre esteja contigo.Com respeito amor e carinho.