O Projeto Família Shalom completou 25 anos no sábado (25). Para comemorar, foi oferecido jantar festivo na sexta-feira, e celebrada Missa no sábado, com mais de 600 pessoas, dentre elas o fundador da Comunidade Católica Shalom, Moysés Azevedo. O Projeto Família atua na evangelização e formação de casais segundo os valores cristãos autênticos e a orientação segura da Igreja Católica. Criado em 1989, resulta de uma inspiração de Deus dada a Moysés Azevedo, de que o Carisma Shalom deve ser levado a todos.
“Obrigado, famílias Shalom, porque vocês não ficaram centralizados em si mesmos, mas se transformaram em famílias evangelizadoras. Vocês não vivem voltados um para o outro e para os filhos, mas compreenderam que o sacramento do matrimônio é um sacramento de serviço na Igreja”, declarou Moysés ao final da Missa. Ele afirmou que, assim como o sacerdócio, o matrimônio é um sacramento de serviço, como consta no Catecismo:
“Vocês compreenderam que existem muitas e muitas outras famílias, na nossa cidade, no nosso Brasil e no mundo, que precisam ser evangelizadas, que precisam ter o testemunho de Cristo encarnado na vida de vocês”.
O Projeto Família atua em várias cidades onde há missões do Shalom. As principais atividades realizadas são: seminários de vida no Espírito Santo para casais; congressos; cursos de espiritualidade, formação humana e doutrinal; reuniões semanais de grupos de oração; momentos de confraternização e lazer; evangelização de casa em casa.
A cofundadora da Comunidade, Emmir Nogueira, enviou mensagem, que foi lida por Moysés: “A divina providência já previa a imensa necessidade de famílias que fossem testemunhas do Evangelho no nosso meio, e suscitou vocês, capacitou-os e os envia cheios de alegria e de esperança para anunciar com a vida a misericórdia do Pai. Eu peço ao Senhor que, juntamente com José e Maria os unja e renove, a fim de que a vontade do Pai para cada homem se realize plenamente. Que o Espírito Santo de amor esteja sempre avivando a chama e o amor incondicional de vocês à Trindade, de quem são reflexo, e à Igreja, na qual são chamados a ser santos”.
Os gritos das crianças
É comum, durante as Missas na sede do Projeto Família, em Fortaleza, ouvirem-se balbucios, às vezes choros ou gritos de crianças. O que poderia incomodar os participantes, na verdade, evangeliza-os. Na homilia, padre Silvio Scopel destacou a necessidade de se “ler o Evangelho na vida familiar”.
Para Moysés Azevedo, o som não é um barulho, é uma música, o som das crianças. “Hoje, no mundo, isso está ausente, o espírito mundano se incomoda”, afirmou. E contou que há algum tempo, em visita à sede do Governo Geral do Shalom, em Aquiraz (CE), um bispo melquita celebrava a eucaristia na pequena capela e ouviu as crianças. Durante a homilia, o visitante exclamou: “Bendito seja Deus, porque vocês são uma Comunidade que aprendeu a rezar tendo ao fundo os gritos das crianças. Que aprendeu e permanece em oração”.
“Vocês deixaram a casa se encher de filhos e não se deixaram levar pelo espírito mundano, que oferece conforto, hedonismo, consumismo, mas que não oferece a vida e a felicidade”, destacou o fundador.
Jubileu é festa
“Foram unânimes os comentários sobre a alegria e o clima leve e descontraído, ou seja, um clima de família. Os casais se divertiram, dançaram, curtiram uma noite a dois e com os irmãos”, afirma Adriana Viana, que coordena com o esposo, Paulo, o Projeto Família em Fortaleza.
Sincronizados na coreografia, os casais dançaram “Deus é a nossa alegria”, “Medley alegria” e “Quem espera em Ti”, cantadas pelo ministério de música Shalom. A noite seguiu com show de Carla Tomé e banda. O assistente geral da Comunidade, João Edson falou aos participantes sobre o testemunho de casais novos e famílias novas, testemunhas do amor que os encontrou.
Amor gratuito
Coordenadores do Projeto Família, Paulo e Adriana contam como foram evangelizados, como casal, e como hoje vivem a experiência de ser “sal” e “luz” no mundo:
“O que nos atraiu ao chamado de Deus em nossas vidas foi o amor gratuito que nos cercava a cada momento proporcionado pelo Senhor. A alegria que transbordava no semblante daqueles irmãos que foram ao nosso encontro, o servir espontâneo e incondicional deles era algo que nos chamava muita atenção, mas foi a determinação e a ousadia de um casal, ao nos convidar por três vezes para participar do Seminário de Vida no Espírito Santo para casais, que nos pescou.
Vivemos sob uma graça incontestável e superabundante de misericórdia, a cada dia um novo se faz em nossas vidas, um mistério de cruz e ressurreição se completa em nós. Em uma oferta dolorosa e feliz nos tornamos plenamente consagrados a Deus.
Já não somos dois, mas seis, e com Cristo no centro. Antes do Seminário de Vida no Espírito Santo éramos casados havia sete anos e não tínhamos nem queríamos filhos. Hoje, temos 16 anos de casados, somos membros com promessas na Comunidade de Aliança Shalom, temos quatro filhos (dois meninos e duas meninas), somos uma família linda e abençoada. Aqui se resume o poder de Deus agindo em nossas vidas e em nosso matrimônio. Hoje levamos essa verdade que nos alcançou a todos os casais e famílias que o Senhor nos confiar, pois entendemos que muito nos foi dado gratuitamente. Somos felizes por tão alta eleição, que o Senhor nos faça fieis até o fim. Shalom do Pai pelas mãos de Maria”.
Emanuele Sales