Institucional

Moysés nos 25 anos do Projeto Família: Sacramento do matrimônio é serviço à Igreja

comshalom

moyses azevedo p familiaO Projeto Família Shalom completou 25 anos no sábado (25). Para comemorar, foi oferecido jantar festivo na sexta-feira, e celebrada Missa no sábado, com mais de 600 pessoas, dentre elas o fundador da Comunidade Católica Shalom, Moysés Azevedo.  O Projeto Família atua na evangelização e formação de casais segundo os valores cristãos autênticos e a orientação segura da Igreja Católica. Criado em 1989, resulta de uma inspiração de Deus dada a Moysés Azevedo, de que o Carisma Shalom deve ser levado a todos.

“Obrigado, famílias Shalom, porque vocês não ficaram centralizados em si mesmos, mas se transformaram em famílias evangelizadoras. Vocês não vivem voltados um para o outro e para os filhos, mas compreenderam que o sacramento do matrimônio é um sacramento de serviço na Igreja”, declarou Moysés ao final da Missa. Ele afirmou que, assim como o sacerdócio, o matrimônio é um sacramento de serviço, como consta no Catecismo:

“Vocês compreenderam que existem muitas e muitas outras famílias, na nossa cidade, no nosso Brasil e no mundo, que precisam ser evangelizadas, que precisam ter o testemunho de Cristo encarnado na vida de vocês”.

O Projeto Família atua em várias cidades onde há missões do Shalom. As principais atividades realizadas são: seminários de vida no Espírito Santo para casais; congressos; cursos de espiritualidade, formação humana e doutrinal; reuniões semanais de grupos de oração; momentos de confraternização e lazer; evangelização de casa em casa.

A cofundadora da Comunidade, Emmir Nogueira, enviou mensagem, que foi lida por Moysés: “A divina providência já previa a imensa necessidade de famílias que fossem testemunhas do Evangelho no nosso meio, e suscitou vocês, capacitou-os e os envia cheios de alegria e de esperança para anunciar com a vida a misericórdia do Pai. Eu peço ao Senhor que, juntamente com José e Maria os unja e renove, a fim de que a vontade do Pai para cada homem se realize plenamente. Que o Espírito Santo de amor esteja sempre avivando a chama e o amor incondicional de vocês à Trindade, de quem são reflexo, e à Igreja, na qual são chamados a ser santos”.

Os gritos das crianças

É comum, durante as Missas na sede do Projeto Família, em Fortaleza, ouvirem-se balbucios, às vezes choros ou gritos de crianças. O que poderia incomodar os participantes, na verdade, evangeliza-os. Na homilia, padre Silvio Scopel destacou a necessidade de se “ler o Evangelho na vida familiar”.

Para Moysés Azevedo, o som não é um barulho, é uma música, o som das crianças. “Hoje, no mundo, isso está ausente, o espírito mundano se incomoda”, afirmou. E contou que há algum tempo, em visita à sede do Governo Geral do Shalom, em Aquiraz (CE), um bispo melquita celebrava a eucaristia na pequena capela e ouviu as crianças. Durante a homilia, o visitante exclamou: “Bendito seja Deus, porque vocês são uma Comunidade que aprendeu a rezar tendo ao fundo os gritos das crianças. Que aprendeu e permanece em oração”.projeto familia juntos

“Vocês deixaram a casa se encher de filhos e não se deixaram levar pelo espírito mundano, que oferece conforto, hedonismo, consumismo, mas que não oferece a vida e a felicidade”, destacou o fundador.

Jubileu é festa

“Foram unânimes os comentários sobre a alegria e o clima leve e descontraído, ou seja, um clima de família. Os casais se divertiram, dançaram, curtiram uma noite a dois e com os irmãos”, afirma Adriana Viana, que coordena com o esposo, Paulo, o Projeto Família em Fortaleza.

projeto familia dançaSincronizados na coreografia, os casais dançaram “Deus é a nossa alegria”, “Medley alegria” e “Quem espera em Ti”, cantadas pelo ministério de música Shalom. A noite seguiu com show de Carla Tomé e banda. O assistente geral da Comunidade, João Edson falou aos participantes sobre o testemunho de casais novos e famílias novas, testemunhas do amor que os encontrou.

Amor gratuito

Coordenadores do Projeto Família, Paulo e Adriana contam como foram evangelizados, como casal, e como hoje vivem a experiência de ser “sal” e “luz” no mundo:

“O que nos atraiu ao chamado de Deus em nossas vidas foi o amor gratuito que nos cercava a cada momento proporcionado pelo Senhor. A alegria que transbordava no semblante daqueles irmãos que foram ao nosso encontro, o servir espontâneo e incondicional deles era algo que nos chamava muita atenção, mas foi a determinação e a ousadia de um casal, ao nos convidar por três vezes para participar do Seminário de Vida no Espírito Santo para casais, que nos pescou.projeto familia icone

Vivemos sob uma graça incontestável e superabundante de misericórdia, a cada dia um novo se faz em nossas vidas, um mistério de cruz e ressurreição se completa em nós. Em uma oferta dolorosa e feliz nos tornamos plenamente consagrados a Deus.

Já não somos dois, mas seis, e com Cristo no centro. Antes do Seminário de Vida no Espírito Santo éramos casados havia sete anos e não tínhamos nem queríamos filhos. Hoje, temos 16 anos de casados, somos membros com promessas na Comunidade de Aliança Shalom, temos quatro filhos (dois meninos e duas meninas), somos uma família linda e abençoada. Aqui se resume o poder de Deus agindo em nossas vidas e em nosso matrimônio. Hoje levamos essa verdade que nos alcançou a todos os casais e famílias que o Senhor nos confiar, pois entendemos que muito nos foi dado gratuitamente. Somos felizes por tão alta eleição, que o Senhor nos faça fieis até o fim. Shalom do Pai pelas mãos de Maria”.

 

Emanuele Sales


Comentários

Aviso: Os comentários são de responsabilidade dos autores e não representam a opinião da Comunidade Shalom. É proibido inserir comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem os direitos dos outros. Os editores podem retirar sem aviso prévio os comentários que não cumprirem os critérios estabelecidos neste aviso ou que estejam fora do tema.

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *.

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *