Institucional

NA FRENTE DO RESTAURANTE

comshalom
Ao passar em frente a um restaurante semana passada, na região hospitalar de Belo Horizonte, fui abordada por uma senhora que me pediu comida. Ela me disse que não queria dinheiro, mas que estava com fome. Entramos num restaurante, ela pegou um prato e foi enchendo até ficar completamente abarrotado, percebi que ela estava a um bom tempo sem comer. Ela me disse que era da cidade de Ponte Nova e que estava aqui para fazer uma consulta de retorno de uma cirurgia e, para mostrar a sua sinceridade, abaixou um pouquinho a calça para que eu visse a sua fralda. Geralmente as pessoas vêm de suas cidades ainda de madrugada para fazer procedimentos médicos mais complexos na capital e são deixadas por vans e ônibus de suas prefeituras nos hospitais. Após estes procedimentos, ficam no entorno destes hospitais até ao final da tarde, quando retornam para suas casas. São pessoas pobres, que, muitas vezes, não têm dinheiro nem para comer. Eu partilhava o pouco que tinha, um prato de comida, e ela partilhava o tudo que tinha, a sua vida com a sua pobreza, seus sofrimentos e sua dor.
Neste momento fiz memória do salmo 119 que diz: “Tua palavra é lâmpada para os meus pés e luz  para o meu caminho.”
Jesus me falou claramente por meio da sua palavra, na multiplicação dos pães e dos peixes, quando Ele diz aos seus discípulos: “Dai vós mesmos de comer”. Aquela multidão que foi ouvir a sua palavra estava com fome a ponto de desfalecer, estavam há muito tempo sem comer, era preciso dar o alimento necessário para que elas pudessem voltar para as suas aldeias.
O Papa Francisco ainda nos fala na Campanha da Caritas contra a fome mundial: “A fome é um escândalo mundial, um milhão de pessoas sofrem a fome.  Devemos dar de comer com a graça de Deus. Os alimentos que existem no mundo bastariam para dar de comer a todos.  É uma urgência dar acesso a uma alimentação adequada. Exorto-vos a pensar nas suas  ações cotidianas.”
Márcia Andrea Barreto
Consagrada da Comunidade de Aliança

Comentários

Aviso: Os comentários são de responsabilidade dos autores e não representam a opinião da Comunidade Shalom. É proibido inserir comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem os direitos dos outros. Os editores podem retirar sem aviso prévio os comentários que não cumprirem os critérios estabelecidos neste aviso ou que estejam fora do tema.

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *.

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *