Formação

Não deixemos para amanhã a nossa conversão

Conheça a história de Santo Expedito, que nos ensina que devemos sempre dar uma reposta imediata para Deus

comshalom

O dia 19 de abril é dedicado a Santo Expedito, mártir da Igreja Católica, considerado o padroeiro das causas urgentes e cuja devoção é muito popular no Brasil. Ele viveu no século IV, era militar e estava à frente de uma legião de soldados do Império Romano, atuando como comandante-chefe.

A conversão de Santo Expedito se deu quando ele, que levava uma vida desregrada, teve uma visualização luminosa e foi tocado pela graça Divina. No entanto, apesar de ter tido essa experiência e desejar se converter por inteiro, ele ainda temia as consequências de se tornar cristão naquela época. Por isso, Santo Expedito sempre deixava sua conversão para depois, arranjando desculpas para adiar a mudança de vida.

Certo dia, apareceu-lhe um espírito do mal, em forma de corvo, que gritava: “Cras!” palavra do latim que significa: “Amanhã!”. O sentido da tentação era fazer com que Santo Expedito novamente adiasse sua conversão, deixando para o amanhã. Mas ele pisoteou o corvo, vencendo a tentação, e gritou: “Hodie!”, que quer dizer: “Hoje!”. A coragem e vitória do Santo sobre a tentação são representadas de forma simbólica em seu ícone, no qual ele aparece em sua armadura de soldado erguendo uma cruz com a palavra “Hodie”, enquanto pisa no corvo.

Quanto ao seu ofício, Santo Expedito e sua tropa foram vítimas da ira do imperador da época. Por ocupar um importante posto, ele exercia influência sobre os soldados, e conseguiu converter muitos deles, o que o tornou alvo de perseguição. Santo Expedito foi flagelado e obrigado a renunciar sua fé, mas como se negou, acabou por ser decapitado com espada, por ordem do Imperador Diocleciano, no dia 19 de abril de 303.

A vida deste grande Santo é fonte de inspiração para nós, por sua coragem e decisão de seguir a Cristo. Também por causa do modo como se converteu, ele é lembrado como o Santo das causas justas e urgentes. Confiantes de que ele não deixa seu auxílio para amanhã, mas ajuda hoje mesmo – “Hodie!” – podemos recorrer à sua intercessão para os momentos em que precisamos de uma solução imediata. Sua prontidão em agir também nos ensina que devemos sempre dar uma reposta imediata para Deus, sem deixar nada para amanhã, sem adiar nossa conversão para depois. Nossa mudança deve começar hoje!

Que pela sua intercessão nós possamos ser vitoriosos sobre a tentação de adiar nossa conversão e tenhamos coragem de defender nossa fé. Santo Expedito, rogai por nós!

 

Confira abaixo a oração a Santo Expedito para problemas que precisam de solução urgente:

Oh! Meu Santo Expedito das causas justas e urgentes,
intercede por mim junto a Nosso Senhor Jesus Cristo,
para que venha em meu socorro nesta hora de aflição e desesperança.
Meu Santo Expedito, tu que és o Santo guerreiro;
tu que és o Santo dos aflitos e desamparados;
tu que és o Santo dos desempregados;
tu que és o Santo das causas urgentes,
protege-me, ajuda-me,
concedendo-me força, coragem e serenidade.

Atende meu pedido! (Fazer o pedido)

Meu Santo Expedito ajudai-me a superar estas horas difíceis,
protegendo-me de todos os que possam me prejudicar,
protegendo minha família, atende meu pedido com urgência,
devolvendo-me a paz e a tranquilidade.
Meu Santo Expedito!
Estarei agradecido pelo resto de minha vida
e propagarei teu nome a todos os que tiverem fé.

Amém!


Comentários

Aviso: Os comentários são de responsabilidade dos autores e não representam a opinião da Comunidade Shalom. É proibido inserir comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem os direitos dos outros. Os editores podem retirar sem aviso prévio os comentários que não cumprirem os critérios estabelecidos neste aviso ou que estejam fora do tema.

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *.

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *