Novos Caminhos, Avante!
Depois de uma longa caminhada dentro da Igreja, Deus me permitiu desbravar novos processos nos últimos dois anos de minha vida. Nada estava nos meus planos, e nada parecia fazer muito sentido! Mas sabia que, em tudo, havia a permissão de Deus, e que Ele cuidava de cada detalhe!
Para onde caminhar?
Em 2018, passei o ano perguntando: “Senhor, e agora? Depois de tudo que aconteceu em minha vida, para onde caminhar? O que queres? Fala!” E só ressoava silêncio! Me sentia em um grande “sábado santo” onde só me deparava com vazio, escuridão e uma profunda aridez espiritual. A essa altura frequentava as missas dominicais da Comunidade na missão e sentia dentro de mim uma profunda dor pois percebia tanta profundidade e espiritualidade, que eu só conseguia dizer:
“ Senhor, reinflama minha alma!
Quero viver para Ti!”
Em meados de outubro, recebi nas mãos os Escritos da Comunidade Shalom, e em meu coração um misto de esperança, inquietação, negação e medo tomaram conta de mim! Não sabia eu que simultaneamente minha esposa vivia a mesma experiência! Líamos nas palavras de Moysés Azevedo muito do que ao longo de toda uma vida desejamos viver e não sabíamos ao certo como. De certo modo, forçávamos viver o Amor Esponsal, a pobreza como um feliz terceiro, uma vida de oração profunda, sólida e coerente, onde nos encontrávamos, mas os caminhos da Vontade de Deus nos indicava outros meios.
Recolhimento, Silêncio e um Clamor
Até que partilhamos um com o outro, e surpresos, mas ainda cautelosos, entendemos – em oração – que era preciso discernimento da vontade de Deus! Era preciso colocar-se a caminho sem medo! Fizemos a experiência de descida ao mais profundo, a uma releitura sincera da nossa história pessoal e matrimonial com Deus até ali. Recolhimento, silêncio e um clamor de que Deus se manifestasse. Ao mesmo tempo, fizemos questão de ouvir muitos irmãos de vida de espiritual, experiência e maturidade e ingressamos no Vocacional Shalom!
Hoje, fizemos mais uma vez a experiência de ouvir a Deus que diz: “Não tenhas medo! Sou eu! Eu comecei uma obra no amor esponsal e é nesse mesmo amor que ela se completará!” Em nossos corações um desejo: “Fala Senhor, teus servos escutam!” Caminhando, queremos encontrar sua vontade e Nela mais uma vez apostar, certos de que não se trata de outro caminho mas, de novas descobertas do plano maravilhoso de Deus.
Em meio a tantos conflitos, lembrava de Santa Madre Tereza de Calcutá, Santo Antônio de Pádua, Santa Rita de Cássia e tantos outros, em que o Senhor permitia rompimentos, em vista de seu plano coerente, sólido e amoroso. Santo Agostinho já testemunhava:
“O Senhor muda os meios,
mas não muda seu plano de amor”.
Logo depois, a obra nova surgia e se compreendia com clareza seus desígnios. Portanto, apostando nesse mesmo Deus e Senhor, nos dispomos, como família, a discernir nossos próximos passos. Porque independente de qualquer coisa entendemos que a santidade é nossa vocação!
Heraldo Lima
Missão Palmas/TO