Igreja

Não sabe por quem rezar? Oriente-se por esta técnica papal

Conheça a oração dos cinco dedos. Cada dedo nos indica um grupo de pessoas às quais devemos dedicar as nossas preces. Esta metodologia foi criada pelo Papa Francisco.

comshalom

Por mais que sejamos maduros em nossa vida de oração, vez ou outra surge uma dúvida: por quem, de fato, devemos rezar? A primeira resposta que pode vir à cabeça é: para mim, para os meus familiares e para todos os que precisam. Mas esse “todos que precisam” acaba sendo muito amplo.

Claro que não há mal nenhum rezarmos para “todo mundo”. Toda intenção benéfica de oração é válida. Deus conhece o que aflige o nosso coração e recebe nossos pedidos e agradecimentos. Mas agora, veja esta forma de rezar, que está em sua mão.

A oração dos cinco dedos

Há  um “método” que pode orientar as nossas orações. É a “oração dos cinco dedos”, atribuída ao Papa Francisco. A “técnica” foi criada quando Jorge Mario Bergoglio era arcebispo de Buenos Aires e define para cada um dos dedos um grupo de pessoas para os quais devemos rezar.

Funciona assim:

Dedo Polegar: É “o dedo mais próximo de você” e nos lembra que temos que rezar por aqueles que estão mais próximos de nós, os nossos entes queridos;

Dedo Indicador: Este dedo nos lembra de rezar por aqueles que têm a tarefa de dar “indicações” para os outros, ou seja: os que ensinam, educam e cuidam. Nesta categoria, podemos incluir os professores, médicos, sacerdotes, formadores, pastor, diretor espiritual, acompanhador vocacional, etc;

Dedo médio: O dedo “maior de todos” indica que temos que rezar pelas altas lideranças, por nossos chefes e governantes, nossos fundadores, formador comunitário, responsável local, coordenador apostólico da Missão, coordenadores de ministérios, etc;

Dedo Anelar: É o dedo mais fraco que temos. Por isso, ele nos lembra que temos que rezar também pelos mais fracos da sociedade e pelos doentes;

Dedo mínimo: O “mindinho” nos recorda que, em nossa pequenez, devemos nos colocar diante de Deus para rezarmos por nós próprios, por nossa vida.

Quer ajuda na sua vida de oração? Faça sua inscrição na Escola de Líderes 2022!

Serviço

Escola de líderes latino-americana 2022

Quando: 22, 23, 29 e 30 de janeiro de 2022

Participe do grupo no Telegram

Site: escoladelideresshalom.com


Comentários

Aviso: Os comentários são de responsabilidade dos autores e não representam a opinião da Comunidade Shalom. É proibido inserir comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem os direitos dos outros. Os editores podem retirar sem aviso prévio os comentários que não cumprirem os critérios estabelecidos neste aviso ou que estejam fora do tema.

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *.

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *