O ano de 2020, mesmo em meio a tanta loucura e dor, entrou para o hall de melhores anos da minha vida.
Esse texto é sobre fins. O fim de um trabalho. O fim de uma faculdade. O fim de uma profissão. O fim de uma conta bancária. Esse texto é sobre o meu fim.
Você pode até achar mórbido, mas para o mundo a minha vida está acabada: pedi demissão de uma ótima empresa no início de minha carreira como professora; cancelei a faculdade; não vou ter conta no banco; não vou ter mais uma morada fixa; não vou ter uma renda – nem fixa, nem nada; não vou mais poder comprar o sapato que eu quiser, ou o chocolate que eu quiser; vou ficar – mais uma vez – longe da minha família e amigos tão queridos e caros para mim. Eu não vou fazer mais nada do meu jeito. E quer saber? É libertador! Assustador também, mas libertador!
Como tudo aconteceu
Em 19 de janeiro de 2020, no Vocacional Aberto em Santo André, Deus interveio na minha vida de uma vez por todas. Digo isso porque sempre participei da igreja. Sempre estive tocando e cantando na minha comunidade perto de casa ou em grupos de oração, de jovens, ou fazendo bagunça com a galera da igreja por aí. O que se pressupõe que Deus esteve sempre aqui, porém, o Senhor decidiu intervir definitivamente porque Ele queria me mostrar que há muito mais, e que todas as minhas orações que já fiz traziam profecias verdadeiras, que todo aquele desejo de ser e fazer mais por Ele era real e tinha um fundamento, que Deus não mente. Tudo o que Ele promete se cumpre.
A partir daquele dia, nada mudou e tudo mudou.
Nada mudou porque não foi imediato, mas eu sabia que tudo mudaria. Eu descobri amigos, que dentro de mim há – porque sempre houve um carisma. Um tesouro que Deus colocou, uma bússola me ditando interiormente meu melhor caminho para o céu.
Talvez você não esteja entendendo nada ou esteja entendendo tudo. Talvez, as duas coisas. Tudo bem. Eu estava assim também. Mas ao longo de 2020, durante diversas experiências – online, acredite se quiser – eu vi na Comunidade Católica Shalom muito sentido pra minha vida, descobri nessa comunidade um caminho, o meu caminho, junto a um povo.
Então, no meio dessa pandemia, eu finalmente pude ouvir a voz de Deus – clara como nunca – e encontrei o que eu tanto busquei. E agora, meus amigos, “vou perseguir tudo aquilo que Deus já escolheu pra mim”!
Enfim, postulante!
É por essas e outras que o Senhor, em sua infinita misericórdia, me fez postulante na Comunidade de Vida da Comunidade Católica Shalom na missão de Curitiba (PR). Irei para lá em fevereiro e, assim, viverei com mais radicalidade os conselhos evangélicos da pobreza, obediência e castidade… para ser feliz já durante o meu caminho, que como fim principal tem a minha santidade.
Então, se para o mundo, minha vida acabou, para Deus ela acaba de começar. Se eu vou perder tudo o que falei acima, ganho muito mais em irmãos e irmãs, filhos e filhas, pais e mães, avôs e avós, casas, livros, amor de Deus, amor aos pobres, aos jovens… Se fizer a conta direitinho, eu só vou ganhar. O Senhor não deixará faltar absolutamente nada. E eu confio n’Ele que há de terminar a obra começada.
Escolhas e recomeços
A vida é isso mesmo, não é? Uma pessoa querida uma vez me disse: “Cada escolha, uma renúncia!” E ela tem muito razão nisso porque nós não podemos abraçar o mundo, e meu coração meio que aprendeu a abrir mão de um lado da vida pra poder possuir o outro lado. Então, é com muita consciência que deixo tudo, sabendo que poderia, sim, ser muito feliz aqui. Mas será que seria santa? Porque viemos a esta terra ser santos para voltar para o Pai, e finalmente contemplá-lo face a face!
Se você está meio ou completamente perdido, sem saber mais o que fazer com a sua vida perante tantos desafios que se levantam, se você se vê sem forças de lutar ou se simplesmente não vê motivos para lutar, não tem pelo que sonhar, que tal parar um pouco? Acabe tudo. Deixe tudo. Comece. Mas, comece com Deus, dessa vez. Coloque nele todas as suas decepções e sonhos, encontre sentido e propósito para sua vida. Busque amar, antes de ser amado, dê tudo para o outro, e receba sua recompensa de Deus. Aproveite o fim de um ano e o início de um novo e decrete você também o seu fim. Para que, em Deus, você possa nascer de novo.
Um convite mais que especial
Caso você tenha se identificado com a minha história, com essa grande obra que o Senhor apenas começou, por que não fazer um encontro vocacional? O Vocacional Aberto do Shalom vai ser em 31 de janeiro de 2021.
Inscrições aqui:
http://bit.ly/vocacionalabertosh
Shalom!
Gabriela Machado
Neo postulante da Comunidade de Vida