Tudo que é criado tem uma finalidade. Tudo o que Deus cria, Ele cria para um propósito. A Comunidade Católica Shalom nasceu no meio dos jovens, e não somente nasceu no meio deles, mas nasceu para os jovens. Nosso Senhor, quando decidiu manifestar esse Carisma, quis manifestá-lo no meio dos jovens, com o santo intuito de esses, alcançados por ele, pudessem testemunhá-lo aos jovens mais distantes de Cristo e da Igreja.
“Nascida no meio dos jovens, a Comunidade tenha para com eles amor e dedicação especiais. Sem descuidar das demais dimensões do apostolado, dedique especial carinho ao acolhimento e apostolado da juventude. Os membros da Comunidade cultivem continuamente seu ardor juvenil e mantenha sempre a juventude espiritual que nos marca. A Comunidade apresenta Santa Teresinha do Menino Jesus como um modelo e intercessora fiel na desafiante missão de evangelização da juventude.”(Preâmbulo, ECCSh)
Esse parágrafo dos Estatutos da Comunidade expressa a importância dos jovens para a Comunidade. Mostra ainda os sentimentos que deve-se ter para com eles: “amor e dedicação especiais”. Não se trata de deixar de lado as demais faixas etárias, mas a Comunidade é chamada por Deus a viver a PRIMAZIA para com os jovens; é chamada a tê-los em um lugar especial no coração!
Mas por quê? Por que Deus inspira uma Comunidade que nasce no meio dos jovens, para evangelizar os jovens? Porque o os jovens estão sendo verdadeiramente atacados pelo mundo, por meio das mentalidades que distorcem os afetos, a moral, e até a sexualidade; por meio dos programas televisivos e sites indecentes que se tornaram uma apelação ao sexo; por meio de tipos de festas e bebedeiras; e por tantos outros meios que roubam a dignidade humana e a santa alegria de se sentir filho de Deus. Mas Nosso Senhor ama demais o jovem para não socorrê-lo com o Seu amor e a Sua misericórdia. Por isso é possível compreender que a Comunidade Católica Shalom é uma resposta de Deus para a juventude ferida pelo pecado, porque só o Amor de Deus pode fazer um jovem verdadeiramente feliz.
No início a idéia era uma lanchonete para evangelizar, hoje, “A partir da experiência do Espírito, a Comunidade realiza ações evangelizadoras, nos meios de comunicação, no mundo das artes, do trabalho, da ciência e da cultura. Implanta e administra grupos de oração e centros de evangelização, de formação de espiritualidade, de educação, de artes, de comunicação e de promoção humana”(Cf. ECCSh, p.6)
Assim, mesmo em meio aos desafios próprios da juventude, a Comunidade avança confiante na misericórdia de Deus, que se manifesta em pessoas fracas, e na intercessão de Santa Teresinha do Menino Jesus. Vamos aonde o Senhor e a Igreja precisarem de nós!
Porfírio Costa
Missionário da Comunidade de Vida da Comunidade Católica Shalom
Coordenador da Secretaria Jovem da Missão de Garanhuns/PE