Formação

Natal, tempo de graça e reconciliação

A reconciliação do gênero humano é um projeto que parece jamais chegará ao fim, uma eterna novela.

comshalom

Deus, em seu infinito projeto de amor, tudo fez e tudo faz para a salvação da Humanidade. Tendo nos feito à sua imagem e semelhança, pediu ao primeiro casal – Adão e Eva – uma prova de obediência e de amor, mas o mesmo dando ouvido ao tentador, não foi fiel a aliança com o Criador, permitiu que o pecado e a morte entrassem no coração. Assim, teve que deixar o paraíso preparado pelo Criador, criando um grande abismo entre o céu e a terra, separando-se de Deus, fonte da vida e da graça.

Mas, Deus que é rico em misericórdia e perdão, não abandona a humanidade pecadora, tudo faz para que ela se converta e reconcilie-se com a vida, e assim tenha o céu no coração. Buscando a reconciliação do gênero humano, Deus sela diversas alianças através de Noé, de Abraão e com o povo de Israel, alianças estas quebradas e renovadas ao longo da história da salvação. Uma vez que a fragilidade humana faz cair por terra toda iniciativa divina de salvação.

A reconciliação do gênero humano é um projeto que parece jamais chegará ao fim, uma eterna novela. Mas Deus que é louco de amor pela humanidade e desejando sua reconciliação, sua volta ao paraíso, suscita profetas no meio do povo eleito que após longos anos revela seu projeto de amor, projeto este não correspondido em plenitude. Então, Deus teve um plano genial: Ele que tudo criou e tudo pode, e desejando a salvação do gênero humano, resolve Ele próprio construir uma casa, uma habitação digna para morar no meio da família humana e selar com a mesma uma Aliança Eterna e definitiva, preservando a Virgem Maria da mancha do pecado original, com sua Santa e Imaculada concepção, ao chegar a plenitude dos tempos, contando com o Sim fecundo e incondicional de Maria Santíssima, nova Eva, e nova Arca da Aliança, abraça definitivamente a humanidade.

O Verbo Eterno, seu Filho Único, se encarna o seio puríssimo da Virgem Maria, assume a natureza humana para sempre. Cristo, verdadeiro Deus e verdadeiro homem, com o sim da Virgem Maria entra na nossa história e abraça a humanidade em tudo, menos o pecado. Torna-se o sumo pontífice, a ponte arquitetada e construída pelo próprio Deus, desfazendo para sempre o abismo criado pela desobediência do primeiro casal, reconstruindo para sempre o caminho que reconduz ao paraíso, caminho este que devemos trilhar para retornar. Assim o paraíso, outrora perdido, hoje encontra-se ao nosso alcance, basta que cada um, a exemplo da Virgem Maria, torne-se servo de Deus e com um sim fecundo e incondicional, saiba também acolher a palavra divina, deixando a mesma encarnar-se em seu coração. Se assim fizermos, acolheremos a vida plena e teremos paz e alegria que o mundo não pode dar nem roubar e a exemplo de Belém viveremos um eterno Natal, seremos Luz para a Humanidade e manifestaremos a Glória Divina.

Que todos os nossos projetos pastorais ao longo do novo ano sejam um eterno Sim a Vontade Divina, e possamos revelar o rosto misericordioso de Deus e a sua bondade, a todo gênero Humano.


Comentários

Aviso: Os comentários são de responsabilidade dos autores e não representam a opinião da Comunidade Shalom. É proibido inserir comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem os direitos dos outros. Os editores podem retirar sem aviso prévio os comentários que não cumprirem os critérios estabelecidos neste aviso ou que estejam fora do tema.

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *.

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *