Formação

Natividade de Nossa Senhora : como podemos celebrá-la dignamente?

comshalom

Hoje celebramos a festa em honra a natividade da Mãe deDeus, cujo verdadeiro significado e o fim deste evento é a encarnação do Verbo.Maria nasce, é amamentada e cresce para ser a Mãe. O significado real desta festa é o próprio Filho de Deus, nascido de Maria e nosso Salvador. Por isso a festa de hoje foi celebrada com louvores magníficos por muitos santos Padres,que tiraram suas conclusões da Bíblia e de sua sensibilidade e ardor poético.Temos algumas expressões do sermão sobre a natividade de Maria e São PedroDamião, vejamos:

 “Hoje é o dia em que Deus começa a pôr em prática o seu plano eterno, pois era necessário que se construísse a casa, antes que o Rei descesse para habitá-la. Casa bela, porque, se a Sabedoria constrói uma casa com sete colunas trabalhadas, este palácio de Maria está alicerçado nos  do Espírito Santo, Salomão celebrou de modo soleníssimo a inauguração  templo de pedra. Como celebraremos o nascimento de Maria, templo do Verbo encarnado? Naquele dia a glória de Deus desceu sobre o templo de Jerusalém sob forma de nuvem, que o obscureceu. O Senhor que faz brilhar o sol nos céus, para a sua morada entre nós escolheu a obscuridade (1Rs 8,10-12), disse Salomão na sua oração a Deus. Este mesmo templo estará repleto pelo próprio Deus, que vem para ser a luz dos povos.”

 “Às trevas do paganismo e à falta de fé dos judeus,representadas pelo templo de Salomão, sucede o dia luminoso no templo de Maria.É justo, portanto, cantar este dia e Aquela que nele nasceu. Mas como poderíamos celebrá-la dignamente? Podemos narrar as façanhas heróicas de um mártir ou as virtudes de um santo, porque são humanas.


Comentários

Aviso: Os comentários são de responsabilidade dos autores e não representam a opinião da Comunidade Shalom. É proibido inserir comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem os direitos dos outros. Os editores podem retirar sem aviso prévio os comentários que não cumprirem os critérios estabelecidos neste aviso ou que estejam fora do tema.

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *.

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *