Em atenção ao pedido do Papa Francisco, os missionários brasileiros da Comunidade Católica Shalom que moram nas cidades de Nazaré e Haifa, na região da Galiléia, em Israel, vivem hoje um dia de oração, penitência e jejum pela paz. Eles gravaram vídeos motivando toda a Comunidade Shalom a se unir ao apelo Santo Padre e também rezarem o rosário às 18h, (13h no horário de Brasília).
Confira abaixo o convite dos missionários da Terra Santa:
Apelo pela Paz
Em sua última Audiência Geral (18), o Papa Francisco convocou a Igreja Católica do mundo inteiro e outras religiões a unirem-se em nesta sexta-feira (27) em um dia de oração, jejum e penitência pela paz.
Decidi convocar para a sexta-feira, 27 de outubro, um dia de jejum, penitência e oração pela #paz, para o qual convido a unirem-se as diversas confissões cristãs, os pertencentes a outras religiões e aqueles que se preocupam com a causa da paz no mundo.
— Papa Francisco (@Pontifex_pt) October 18, 2023
>> Oração pela Paz na Terra Santa, do Papa Francisco
Além disso, na tarde deste mesmo dia, o Papa também convidou os fiéis a rezarem o Rosário na Basílica de São Pedro “em espírito de penitência” suplicando a paz no mundo.
Desde que a guerra no Oriente Médio eclodiu, a atenção do Papa tem se voltado para Israel e Palestina. Ainda no final da Audiência Geral, o Pontífice revelou que seus pensamentos estão voltados para a Palestina e Israel: “Peço aos fiéis que assumam apenas um lado nesse conflito: o da paz”.
Esta não é a primeira vez que o Santo Padre convoca um dia de oração, jejum e penitência pela paz, ele já fez isso em outros momentos, dentre eles, podemos recordar:
- Pela paz na Síria em 7 de setembro de 2013: “A violência e a guerra só trazem morte, falam de morte! […] a guerra é sempre uma derrota para a humanidade“.
- Pelo não a violência no Sudão do Sul e na República Democrática do Congo, especialmente pelo fim da violência contra mulheres e crianças em 23 de fevereiro de 2018: “Aqui a guerra mostra sua face mais horrível”
- Após a tragédia no Líbano em 4 de setembro de 2020: “Engajem-se com sinceridade e transparência no trabalho de reconstrução, deixando de lado os interesses partidários e olhando para o bem comum e o futuro da nação“.
- Pelo povo do Afeganistão em 29 de agosto de 2021 cujo país estava em crise: “Intensificar a oração e praticar o jejum, a oração e o jejum, a oração e a penitência, este é o momento de fazê-lo”.
- Pela paz na Ucrânia (também em guerra) em 2 de março de 2022: “O Pai de todos, não apenas de alguns, que quer que sejamos irmãos e não inimigos. Rezo a todas as partes envolvidas para que se abstenham de qualquer ação que cause ainda mais sofrimento às populações, desestabilizando a convivência entre as nações e desacreditando o direito internacional”.
LEIA TAMBÉM | Confira a receita do Pão de Jejum
Comunidade Shalom na Terra Santa
Em um país marcado por inúmeras guerras e hostilidades entre diversos povos, culturas e religiões, é marcante, especialmente entre os jovens, a necessidade de fomentar a cultura da paz e reconciliação.
Fundada em 2000, a missão de Haifa foi fundada em 2000 e localizada na terceira maior cidade de Israel. É muito semelhante ao que conhecemos no Brasil: possui um Centro de Evangelização, que promove eventos, grupo de oração, Missas.
E a Missão de Nazaré foi fundada em 8 de Setembro de 2006 como resposta a um pedido da Custódia da Terra Santa (Franciscanos) para uma ajuda junto ao Santuário (Basílica) da Anunciação.
Com infos. Vatican News