Mundo

Brasileiros missionários em Israel vivem dia de oração, jejum e penitência pela paz

Papa Francisco também convidou os fiéis a rezarem o Rosário na Basílica de São Pedro  “em espírito de penitência” suplicando a paz no mundo.  

comshalom

Em atenção ao pedido do Papa Francisco, os missionários brasileiros da Comunidade Católica Shalom que moram nas cidades de Nazaré e Haifa, na região da Galiléia, em Israel, vivem hoje um dia de oração, penitência e jejum pela paz. Eles gravaram vídeos motivando toda a Comunidade Shalom a se unir ao apelo Santo Padre e também rezarem o rosário às 18h, (13h no horário de Brasília).

Confira abaixo o convite dos missionários da Terra Santa: 

Apelo pela Paz

Em sua última Audiência Geral (18), o Papa Francisco convocou a Igreja Católica do mundo inteiro e outras religiões a unirem-se em nesta sexta-feira (27) em um dia de oração, jejum e penitência pela paz. 

>> Oração pela Paz na Terra Santa, do Papa Francisco

Além disso, na tarde deste mesmo dia, o Papa também convidou os fiéis a rezarem o Rosário na Basílica de São Pedro  “em espírito de penitência” suplicando a paz no mundo.  

Desde que a guerra no Oriente Médio eclodiu, a atenção do Papa tem se voltado para Israel e Palestina. Ainda no final da Audiência Geral, o Pontífice revelou que seus pensamentos estão voltados para a Palestina e Israel: “Peço aos fiéis que assumam apenas um lado nesse conflito: o da paz”.

Esta não é a primeira vez que o Santo Padre convoca um dia de oração, jejum e penitência pela paz, ele já fez isso em outros momentos, dentre eles, podemos recordar: 

  • Pela paz na Síria em 7 de setembro de 2013: “A violência e a guerra só trazem morte, falam de morte! […] a guerra é sempre uma derrota para a humanidade“.
  • Pelo não a violência no Sudão do Sul e na República Democrática do Congo, especialmente pelo fim da violência contra mulheres e crianças em 23 de fevereiro de 2018: “Aqui a guerra mostra sua face mais horrível”
  • Após a tragédia no Líbano em 4 de setembro de 2020: “Engajem-se com sinceridade e transparência no trabalho de reconstrução, deixando de lado os interesses partidários e olhando para o bem comum e o futuro da nação“.
  • Pelo povo do Afeganistão em 29 de agosto de 2021 cujo país estava em crise: “Intensificar a oração e praticar o jejum, a oração e o jejum, a oração e a penitência, este é o momento de fazê-lo”.
  • Pela paz na Ucrânia (também em guerra) em 2 de março de 2022:  “O Pai de todos, não apenas de alguns, que quer que sejamos irmãos e não inimigos. Rezo a todas as partes envolvidas para que se abstenham de qualquer ação que cause ainda mais sofrimento às populações, desestabilizando a convivência entre as nações e desacreditando o direito internacional”.

LEIA TAMBÉM | Confira a receita do Pão de Jejum

Comunidade Shalom na Terra Santa 

Em um país marcado por inúmeras guerras e hostilidades entre diversos povos, culturas e religiões, é marcante, especialmente entre os jovens, a necessidade de fomentar a cultura da paz e reconciliação.

Fundada em 2000, a missão de Haifa foi fundada em 2000 e localizada na terceira maior cidade de Israel. É muito semelhante ao que conhecemos no Brasil: possui um Centro de Evangelização, que promove eventos, grupo de oração, Missas.

E a Missão de Nazaré foi fundada em 8 de Setembro de 2006 como resposta a um pedido da Custódia da Terra Santa (Franciscanos) para uma ajuda junto ao Santuário (Basílica) da Anunciação. 

 

 

Com infos. Vatican News

 


Comentários

Aviso: Os comentários são de responsabilidade dos autores e não representam a opinião da Comunidade Shalom. É proibido inserir comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem os direitos dos outros. Os editores podem retirar sem aviso prévio os comentários que não cumprirem os critérios estabelecidos neste aviso ou que estejam fora do tema.

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *.

O seu endereço de e-mail não será publicado.