Igreja

Neste mês, a intenção de oração do Papa Francisco é pelos movimentos e grupos eclesiais

Foi divulgada, nesta terça-feira (02), a mensagem de vídeo do Pontifice com as intenções de oração para o mês de maio.

comshalom
(imagem/vatican media)

 No mês de maio, o papa Francisco convida a rezar para que os movimentos e grupos eclesiais “redescubram cada dia a sua missão evangelizadora, pondo os próprios carismas ao serviço das necessidades do mundo”.

Rezemos para que os movimentos e grupos eclesiais redescubram cada dia a sua missão evangelizadora, pondo os próprios carismas ao serviço das necessidades do mundo”, explica o site da da Rede Mundial de Oração do Papa. 

Reflexão do mês

Em maio, os cristãos são convidados a rezar pelas associações de fiéis, pelos movimentos eclesiais internacionais e pelas muitas comunidades cristãs, para que desempenhem juntos uma verdadeira missão da Igreja. Cada um é chamado a desenvolver a sua missão evangelizadora a partir dos próprios carismas, mas todos devem estar ao serviço das necessidades do mundo.

A evangelização é uma missão comum a todos os batizados. Não é apenas para alguns, mas para todos. “Quem recebeu o Batismo tem a tarefa de evangelizar“, explica o Santo Padre. Aqueles que, depois, evangelizam inseridos em movimentos e grupos concretos da Igreja de Cristo devem fazê-lo com criatividade, solidariedade e dedicação, para serem um verdadeiro testemunho evangélico capaz de chegar até às periferias existenciais das nossas sociedades.

O Evangelho motiva a evangelização, estar em movimento, disponível para sair dos nossos interesses pessoais em direção ao outro. O descentramento é uma verdadeira atitude de serviço, e quando se coloca em missão torna-se um sinal de vitalidade da Igreja, representamos uma força missionária e uma presença profética geradora de esperança.
Diz ainda o Papa Francisco: “Viver e fazer frutificar aqueles carismas que o Espírito Santo, através dos fundadores, confiou a todos os membros das realidades agregativas, em benefício da Igreja e dos numerosos homens e mulheres a quem se dedicam no apostolado“.

Assim, rezamos para que o serviço missionário seja humilde, imitando o exemplo que nos deu Jesus ao lavar os pés dos discípulos.

Oração

Obrigado, Pai, por nos dares vida pela ação do teu Espírito em tanta diversidade de dons e carismas para a missão. Desejamos viver o nosso Batismo com fidelidade e entrega, dando testemunho do Evangelho na nossa vida quotidiana. Ajuda os movimentos e grupos da tua Igreja a serem espaços fecundos de serviço e entrega aos outros. Que todos os seus membros vivam com amor a disponibilidade ao serviço dos irmãos e irmãs. Nesta Rede Mundial de Oração, pedimos-te especialmente pelos jovens e crianças do MEJ, Movimento Eucarístico Juvenil, para que vivam cada dia ao estilo de Jesus, dando testemunho de Cristo Eucaristia com eucaristias vivas e abertas a todos, ao serviço das necessidades do mundo. Amém.

Confira a mensagem de maio:

Na mensagem de vídeo com a intenção de oração para o mês de maio, Francisco pede para rezar pelos movimentos e grupos eclesiais. Segundo ele, “os movimentos renovam a Igreja com a sua capacidade de diálogo a serviço da missão evangelizadora”.

Detalhes e desafios

O vídeo, feito em colaboração com o Dicastério para os Leigos, a Família e a Vida, que acompanha o nascimento e o desenvolvimento de associações de fiéis e movimentos eclesiais, narra episódios de suas vidas, em contextos muito diferentes. Há, por exemplo, os escoteiros portugueses em peregrinação com a cruz da Jornada Mundial da Juventude; os Neocatecumenais engajados na evangelização nas ruas das cidades americanas; os missionários Shalom em Madagascar e os de Comunhão e Libertação nas Filipinas; Novos Horizontes com as famílias das favelas brasileiras e a Comunidade Papa João XXIII com as famílias do Quênia; Santo Egídio acolhendo os refugiados da Líbia que chegam através dos corredores humanitários; os Focolares limpando as praias poluídas do sudeste asiático; os jovens do Movimento Eucarístico Jovem, em seu congresso internacional, em adoração antes da Eucaristia. 

Os movimentos eclesiais são grupos de pessoas comprometidas com o apostolado, com seu próprio carisma, que o Espírito Santo distribui para o bem comum da Igreja. Com isso, há os desafios:

Abertura às necessidades do mundo: Participar na missão da Igreja em favor dos mais frágeis. – Descentramento: Viver a fé com disponibilidade para o outro. – Disponibilidade: Atuar movido pelo bem do outro. – Voltar à fonte: Deixar-se moldar pela vida de Jesus. – Serviço: Participar ativamente num movimento ou grupo eclesial.

Tantos carismas diferentes, uma única missão: proclamar o Evangelho em diferentes ambientes e de diferentes maneiras.


Comentários

Aviso: Os comentários são de responsabilidade dos autores e não representam a opinião da Comunidade Shalom. É proibido inserir comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem os direitos dos outros. Os editores podem retirar sem aviso prévio os comentários que não cumprirem os critérios estabelecidos neste aviso ou que estejam fora do tema.

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *.

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *