Notícias

No aniversário do Papa Francisco conheça 5 curiosidades de sua vida

Filme preferido e como ele com a morte são algumas das revelações em conversa com jornalistas publicada em livro.

comshalom

Nesta quinta-feira, dia 17, festeja-se mundo afora o aniversário natalício do Papa Francisco, o pastor máximo dos católicos que cativa a todos pela sua simplicidade e desejo de estar próximo ao rebanho. A data marca os 84 anos de um homem que nasceu na Argentina, filho de imigrantes, começou a trabalhar aos 13 anos e decidiu entrar no Seminário aos 21, mesmo a contragosto da mãe. Conheça mais curiosidades da vida do Papa Francisco. 

Família salva de um  Naufrágio 

Poucos sabem, mas o atraso em operações financeiras da família Bergóglio, na Itália, atrasou a vinda de parte do clã para a Argentina, onde morava outra parte da família, infortúnio que podem ter os livrado da morte. Os Bergóglio estavam com passagem compradas para o Transatlântico Principessa Mafalda, “justamente na última viagem, dado que por uma severa avaria , teve seu casco perfurado e afundou ao norte do Brasil”, descreve Sergio Rubin e Francesca Ambrogetti no livro Conversas com Francisco (Versus Editora). 

Filme preferido do Papa Francisco 

Na mesma conversa com os jornalistas citados acima o Papa Francisco revelou que um de seus filmes favoritos é “A Festa de Babete”. Sobre o longa comenta o Papa: “Seus protagonistas são pessoas que vivem um exagerado Calvinismo Puritano, a tal ponto que a Redenção de Cristo é vivida como uma negação das coisas deste mundo. Quando chega o frescor da liberdade, do esbanjamento em um jantar, todos acabam transformados. Na verdade, essa comunidade não sabia o que era a felicidade. Vivia esmagada pela dor. Tinham medo do amor”. 

A mãe do Papa Francisco não queria que ele fosse Padre 

Outra curiosidade da vida do Papa Francisco é que sua mãe, por longos anos, não aceitou sua decisão de ser Padre. Sua Santidade conta que não ficaram brigados, mas ela não ia ao seminário. Contudo, quando aceitou a decisão ainda decidiu impor certa distância. O Papa recorda que quando foi para o Noviciado dos Jesuítas, em Córdoba, ela passou a visitá-lo. Ao final tudo deu certo. “Lembro-me de vê-la de joelhos no fim da cerimônia de ordenação sacerdotal pedindo minha bênção”. 

O que o Papa Francisco pensa sobre a morte

Ainda nesta reveladora conversa publicada em livro, Francisco conta o que a morte lhe é uma companheira cotidiana, e explica: “Passei dos 70 anos, a linha que resta no carretel não é muita. Não vou viver mais setenta, e estou começando a considerar que tenho que deixar tudo. Mas vejo isso como algo normal. Não estou triste.

Papa Francisco foi nomeado cardeal em 2001 por São João Paulo II

No ano de  2001, São João Paulo II o nomeou o Cardeal Bergóglio primaz da Argentina. Ele ocupou então a presidência da Conferência Episcopal durante dois períodos. O Cardeal Bergoglio foi na Santa Sé membro da Congregação para o Culto Divino e a disciplina dos Sacramentos; da Congregação para o Clero; da Congregação para os Institutos de Vida Consagrada e das Sociedades de Vida Apostólica; do Pontifício Conselho para a Família e a Pontifícia Comissão para a América Latina.

 


Comentários

Aviso: Os comentários são de responsabilidade dos autores e não representam a opinião da Comunidade Shalom. É proibido inserir comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem os direitos dos outros. Os editores podem retirar sem aviso prévio os comentários que não cumprirem os critérios estabelecidos neste aviso ou que estejam fora do tema.

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *.

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *