No dia de Santa Teresa de Lisieux, no coração da Igreja, o Cardeal Kevin Joseph Farrell, Prefeito da Congregação para os Leigos, da Família e Vida presidiu a Missa que inaugurou oficialmente a nova fase das atividades do Centro Internacional da Juventude “San Lorenzo“, confiando à Comunidade Católica Shalom a missão de continuar o trabalho. Jovens, religiosos, famílias, sacerdotes, missionários de novas comunidades, autoridades eclesiásticas, membros dos departamentos da Cúria Romana e também o fundador e moderador da Comunidade Shalom, Moysés Azevedo, participaram deste momento histórico.
S. Jão Paulo II criou este centro para os jovens e escolheu a antiga Igreja de “San Lorenzo in Piscibus“, dedicada ao mártir Romano do século III, San Lorenzo, o lugar ideal para guardar dois grandes “tesouros“: a cruz e o ícone mariano símbolos da JMJ. Na homilia inaugural, João Paulo II afirmou que o Centro Internacional Juvenil “San Lorenzo” é um lugar onde reina a cruz de Cristo, sinal da graça e da redenção, e deve despertar em todos os seus visitantes a “sensibilidade para a realidade de Deus“. O Centro é um lugar de acolhimento para peregrinos, um centro de evangelização para todos os jovens que vêm para a Cidade Eterna.
Nascida entre jovens, com os jovens e para jovens, a Comunidade Shalom acolheu com alegria este dom e esta nova missão, oferecendo o seu carisma para apoiar a Igreja na evangelização de todas as pessoas, especialmente dos jovens. Um grupo de missionários da comunidade assumiu a missão de acolher os peregrinos e organizar atividades litúrgicas, pastorais e de evangelização. O centro também é um espaço de comunhão eclesial e de trabalho missionário através do serviço da Assistência Internacional da Comunidade responsável pela difusão do Carisma no mundo e pela relação eclesial da Comunidade com a Igreja.
Após 30 anos de serviço, a Comunidade Emmanuel passou a missão a Comunidade Católica Shalom que deseja continuar a servir os jovens e a Igreja do mundo inteiro com entusiasmo e disponibilidade.