Notícias

No dia mundial da Fotografia, conheça alguns santos que foram “clicados”

Esta maravilhosa invenção da era moderna chegou ao Vaticano em 1840.

comshalom

O interesse por eternizar momentos da vida acompanha a humanidade desde seus primórdios. O feito se tornou possível graças a uma das maiores invenções da modernidade, a fotografia, cujo dia nacional  se comemora neste 8 de janeiro, em referência à chegada da primeira máquina, chamada Daguerreótipo, ao país.  

No Vaticano, a invenção chegou em 1840. Foi em um Daguerreótipo que o jesuíta italiano, Vittorio della Rovere, fez a primeira imagem instantânea do Papa Gregório XVI em visita a Tivoli. Contudo, a imagem não foi preservada.

 

Papa Pio IX (1846 – 1878), primeiro papa fotografado por uma câmera moderna.

Com o aperfeiçoamento da técnica, o problema foi solucionado e se multiplicaram os registros pontificais. A revista Paris Match, em parceria com o jornal do Vaticano Osservatore Romano, lançou a obra mais célebre sobre o assunto, uma coletânea de 300 imagens preservadas ao longo da história do menor Estado do mundo, que recebeu o título de “As fotos ‘secretas’ do Vaticano”.

As fotografias são inusitadas e retratam a humanidade de um papa. Existem registros de são João Paulo II ao torcer o seu calção de banho na piscina de Castel Gandolfo ao Papa Francisco chegando a seu apartamento na Casa Santa Marta.

São João Paulo II em um dos terraços do Palácio Apostólico. Uma das fotos do livro, “As fotos ‘secretas’ do Vaticano”.

O primeiro fotógrafo

No Brasil, Dom Pedro II, considerado o primeiro fotógrafo, popularizou esse tipo de registro que alcançou o status de arte. A invenção deu um novo impulso à comunicação, fornecendo mais um meio de transmissão de informação. As fotografias foram selecionadas por Marc Brincourt, paginadas por Michel Maiquez e prefaciadas pelo diretor, Olivier Royant.

No campo da evangelização, a fotografia se tornou um meio imprescindível para comunicar a beleza e testemunhar a ação de Deus ao longo do tempo. Também recordamos que muitos Santos que viveram a partir do século XIX foram fotografados durante suas vidas. Confira a lista dos Santos fotografados que o comshalom.org  preparou para você.


Comentários

Aviso: Os comentários são de responsabilidade dos autores e não representam a opinião da Comunidade Shalom. É proibido inserir comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem os direitos dos outros. Os editores podem retirar sem aviso prévio os comentários que não cumprirem os critérios estabelecidos neste aviso ou que estejam fora do tema.

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *.

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *