No sábado, 13, alguns participantes do Sínodo estiveram no Centro San Lorenzo durante uma vigília de oração, com louvor, testemunhos e membros do Sínodo, uma iniciativa da Comunidade Shalom de Roma em vista de dar aos jovens a oportunidade de dialogar com os padres sinodais.
O arcebispo de Melbourne, Msgr Peter Comensoli respondeu às perguntas dos jovens e o mais jovem convidado do Sínodo, o vietnamita Three, 21 anos, falou da sua experiência como participante. Estiveram presentes também membros do Dicastério para os leigos, família e vida, como o pe Alexandre Awi, secretário e pe João Chagas, responsável pelo setor jovem.
Os jovens fizeram perguntas ao arcebispo de Melbourne sobre a Austrália, sobre como ele descobriu sua vocação e sobre o papa e a Igreja. Msgr Comensoli, com muita sabedoria e simplicidade falou que a Vontade de Deus mora no mais profundo do coração, e não nas emoções. Acrescentou também que o diálogo é essencial diante das diferentes realidades da Igreja, é necessário saber escutar e partilhar.
O jovem Three testemunhou a sua experiência de que a Igreja é capaz de dialogar e entender os jovens, que a diferença de idade entre os padres sinodais e os jovens, não os impede de entender, acolher e saber direcioná-los nas suas escolhas em relação ao futuro.
Durante o mês de Outubro o Centro San Lorenzo organiza várias atividades em vista de apoiar os trabalhos do Sínodo dos bispos, seja através da oração, intercessão diária com adoração ao Santíssimo Sacramento e missa, seja através de talk com convidados especiais que participam do sínodo.