Depois do namoro firme é natural que os casais busquem um compromisso mais sério e trocando alianças dão o passo para o noivado. O mesmo acontece entre casais da Comunidade Shalom, que vivem o tempo de noivado à espera do matrimônio, só que de um jeito bem diferente!
A vocação Shalom, que traz em si os três estados de vida encontrados na Igreja: o matrimônio, o celibato e o sacerdócio; todos unidos num mesmo chamado, o de ser Shalom, o tempo do noivado é muito especial e rico na espera de fazer com alegria a vontade de Deus.
Soraya Mafra e Marcos Rodrigues, consagrados da Comunidade de Vida Shalom, com compromissos definitivos, estão noivos. Mas, para chegar ao noivado, o primeiro passo do casal aconteceu naturalmente com o relacionamento de amizade. Antes de iniciarem o segundo processo, o de caminhada e depois o do namoro em 2014, o casal já se conhecia há anos, porém foi a convivência na mesma missão que despertou neles o sentimento de apaixonamento, o que foi possível também ver de perto, as fraquezas, virtudes, defeitos e dons um do outro.
“Sempre vivemos cada etapa à luz do discernimento que passa pela vida de oração, partilha com as autoridades (formadores pessoais e comunitários), convivência fraterna e serviço na vinha do Senhor, pois é nosso desejo fazer a vontade de Deus”, diz a noiva.
Segundo Soraya, a vida de oração faz parte da caminhada para o matrimônio, fortalecendo o amor entre o casal. “Uma vez por mês reservamos um momento pra gente se colocar diante de Deus como namorados e agora noivos, para saber a vontade de Deus para nós. Neste momento, também deixamos que Ele nos cure do relacionamento, pois ainda temos muito a conhecer um ao outro”.
O noivado aconteceu em janeiro de 2018, sempre direcionado pelas autoridades da Comunidade Shalom, que zela pela caminhada em vista de um matrimônio Shalom, para que o casal possa servir melhor o reino de Deus e testemunhar ainda mais o Ressuscitado que passou pela Cruz. “Nós não caminhamos sozinhos, caminhamos com Deus e a Comunidade, afinal nosso matrimônio é para ser vivido como missionários dentro da Comunidade de Vida Shalom”.
“Crescer na convivência, no conhecimento um do outro, partilhas de vida e beber dos testemunhos dos casais e suas famílias dentro da Comunidade de Vida, faz parte desse tempo de espera, noivos a caminho do matrimônio. Muito o Senhor tem se utilizado neste tempo em nossas vidas, pois ainda estamos no processo, nada se finalizou ainda. É uma grande alegria sermos noivos, noivos consagrados”, confessa Soraya que aguarda longe do noivo Marcos, (responsável local em Parnaíba – PI), para no dia 22 de Setembro, concretizar perante Deus, a Igreja, a Comunidade e os irmãos, não um sonho, mas a vontade de Deus para o casal: o matrimônio.
Existe um modelo de celebração para o noivado e q pode ser enviado?
Olá! Isso é de responsabilidade do sacerdote ou diácono responsável pela bênção.
Que legal. Muito bom mesmo. Já compramos nossas alianças. Estamos aguardando o grande dia!