Igreja

Nomeada primeira mulher prefeita no Vaticano

Segundo o site do Vaticano, desde o início do magistério do Papa Francisco, a presença de mulheres na Cúria Romana cresceu de 19,2% para 23,4%.

comshalom
Irmã Simona Brambilla, MC, nova prefeita para o Dicastério da Vida Consagrada. Imagem: Reprodução vitaconsacrata.va

Nesta segunda-feira, 6, o Papa Francisco nomeou a Irmã Simona Brambilla, Missionária Consolata, como prefeita do Dicastério para a Vida Consagrada e as sociedades de Vida Apostólica e o Cardeal Ángel Fernández Artime como pró-prefeito do discastério. 

A nomeação é inédita, pois é a primeira vez que uma mulher ocupa um cargo de chefia de um dicastério da Igreja. A nova prefeita traz em sua trajetória uma experiência missionária também como enfermeira profissional em Moçambique e durante mais de dez anos (2011-2023) foi a superiora geral das Irmãs Missionárias da Consolata. 

>> Clique aqui para seguir o canal da “Comunidade Católica Shalom” no Whatsapp

Desde outubro de 2023, Irmã Simona ocupava o cargo de secretária do dicastério, sendo a segunda mulher a ocupar um cargo desse nível na Cúria. A primeira foi Irmã Alessandra Smerilli, secretária do Dicastério para o Serviço do Desenvolvimento Humano Integral. 

Até então, quem ocupava o cargo de chefia do dicastério era o Cardeal João Braz Aviz, brasileiro, 77 anos, que foi nomeado prefeito para o dicastério em 2011 pelo Papa Bento XVI.

O que faz o Dicastério para os Institutos da Vida Consagrada e Sociedades de Vida Apostólica?

Segundo a Santa Sé, esse dicastério tem como função “promover, animar e regular a prática dos conselhos evangélicos, conforme exercida nas formas aprovadas de vida consagrada, e igualmente de vida e atividade das Sociedades de Vida Apostólica em toda a Igreja latina“.

 
 
 
 
 
Ver essa foto no Instagram
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 

Uma publicação compartilhada por Vatican News em português (@vaticannewspt)

 

Com informações Santa Sé. 


Comentários

Aviso: Os comentários são de responsabilidade dos autores e não representam a opinião da Comunidade Shalom. É proibido inserir comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem os direitos dos outros. Os editores podem retirar sem aviso prévio os comentários que não cumprirem os critérios estabelecidos neste aviso ou que estejam fora do tema.

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *.

O seu endereço de e-mail não será publicado.