Igreja

“Nossa Senhora Aparecida proteja e cuide do povo brasileiro”, diz Papa Francisco

Motivados após a beatificação da Menina Benigna, Santo Padre durante a semana deixa um recado especial para os brasileiros.

comshalom

Na audiência geral desta quarta-feira na Praça São Pedro o Papa saudou os peregrinos de língua portuguesa, em especial aqueles que vieram de São Salvador da Bahia, Anicuns, Taubaté e São Paulo. Em seguida recordou a beatificação da menina Benigna Cardoso da Silva realizada na tarde da última segunda-feira, na cidade de Crato, Ceará, e pediu a ainda a Nossa Senhora proteção para o povo brasileiro.

Queridos irmãos e irmãs, anteontem, em Crato, no Estado brasileiro do Ceará, foi beatificada Benigna Cardoso da Silva, uma jovem mártir que, seguindo a Palavra de Deus, manteve pura a sua vida, defendendo a sua dignidade. O seu exemplo nos ajude a ser generosos discípulos de Cristo. A vida do mundo depende do nosso testemunho coerente e alegre do Evangelho. Um aplauso à nova beata! Peço a Nossa Senhora Aparecida que proteja e cuide do povo brasileiro, que o livre do ódio, da intolerância e da violência.

Leia também| Conheça Benigna Cardoso da Silva, a primeira beata do Ceará

Papa fala sobre reconciliação

O Papa Francisco recebeu em audiência, nesta quinta-feira 27, na Sala Clementina, no Vaticano, os membros do Conselho da União de sacerdotes, religiosos e religiosas malgaxes em missão em Roma.

O nosso mundo precisa de unidade, é uma época em que todos precisamos de unidade, precisamos de reconciliação, precisamos de comunhão, e a Igreja é Casa de Comunhão… Diante dessa situação, sua experiência pessoal e comunitária de consagração a Cristo é a prova de que a vida pode ser vivida de forma diferente à luz do Evangelho, que doa a verdadeira alegria“, sublinhou Francisco.

O Papa encorajou  os membros do Conselho da União de sacerdotes, religiosos e religiosas malgaxes em missão em Roma, a caminharem sempre juntos e a fazerem de sua presença em Roma uma oportunidade preciosa para se enriquecer e renovar a fé nas pegadas das grandes figuras de santos e santas que passaram por aqui. “Peço que se forme uma grande família espiritual, dentro da qual se respeita, se quer bem e se ajuda reciprocamente. Desta forma, vocês serão sinais de esperança para suas Igrejas particulares e para Madagascar, que esperam muito de vocês“, disse ainda o Papa.

Papa com os sacerdotes, religiosos e religiosas de Madagascar residentes em Roma (Vatican Media)

Francisco os confiou à Virgem Maria para que ela os ajude a proteger fielmente sua identidade como sacerdotes, religiosos, religiosas e leigos, em meio às mudanças do nosso tempo. “Que Nossa Senhora interceda por vocês, para que possam sempre ser abertos e generosos com seus irmãos e irmãs, especialmente os que estão passando por momentos de dificuldade. Sejam unidos, unidos aos bispos que são os pastores“, concluiu.

Papa segue em oração pela paz na Ucrânia e no mundo

Sejam bons sacerdotes

Ainda nesta semana, o Papa se reuniu na Sala Paulo VI com os seminaristas e sacerdotes que estudam em Roma, na ocasião abordou numerosos tópicos: do estilo compassivo dos padres, chamados a estar perto do povo e não arrivistas, à direção espiritual, do uso das novas tecnologias ao discernimento, do diálogo entre ciência e fé ao papel da Igreja nas guerras. 

Deixou um conselho aos presentes: “Se você não é humano com gestos, a mente também endurece e no sermão você dirá coisas abstratas que ninguém entende, e alguém será tentado a sair para fumar um cigarro”.  E ainda falou que três linguagens que revelam “a maturidade de uma pessoa: a linguagem da cabeça, a linguagem do coração e a linguagem das mãos… nestas três linguagens: pensar o que sinto e faço; sentir o que penso e faço; fazer o que sinto e penso”.

Assim é preciso assumir o estilo de Deus, que é a proximidade. “Ele se tornou próximo na encarnação de Cristo. Deus está perto de nós. Um bom sacerdote é um próximo compassivo e terno”, esclareceu Francisco, reiterando novamente que o estilo de Deus “é sempre proximidade, compaixão e ternura. E você está próximo com paixão e ternura“, finaliza. 

O Papa falou de sacerdotes que vivem o sacerdócio como se fosse um trabalho, com horários estabelecidos, sacerdotes funcionários, que buscam tranquilidade – não perturbar o padre, o padre está ocupado – e uma vida cômoda; ou seja, comodismo. “O sacerdócio é um serviço sagrado a Deus“, explicou Francisco, “o serviço do qual a Eucaristia é o mais alto grau, é um serviço à comunidade“. 

Agenda do Papa para o final do ano

Da viagem ao Bahrein ao ato de veneração à Imaculada Conceição: são vários os compromissos do Papa Francisco agendados para os meses de novembro e dezembro. O anúncio foi feito neste sábado pelo Escritório de Celebrações Litúrgicas, que publicou o calendário dos compromissos do Pontífice.

Publicado o calendário das celebrações presididas pelo Francisco: no dia 13 de novembro Missa em São Pedro pelo Dia Mundial dos Pobres, no dia 20 em Asti pela Solenidade de Cristo Rei do Universo. Em 8 de dezembro, o Ato de Veneração Pública retorna de Nossa Senhora retorna à Piazza di Spagna.

Ainda este mês, Papa Francisco fará uma viagem de cunho particular para celebrar o aniversário de uma prima.


Comentários

Aviso: Os comentários são de responsabilidade dos autores e não representam a opinião da Comunidade Shalom. É proibido inserir comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem os direitos dos outros. Os editores podem retirar sem aviso prévio os comentários que não cumprirem os critérios estabelecidos neste aviso ou que estejam fora do tema.

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *.

O seu endereço de e-mail não será publicado.