Formação

Nossa Senhora das Dores

comshalom

Nossa Igreja celebra hoje a festa que tem uma antigatradição cristã. A sensibilidade de piedosa compaixão do povo cristão estáeloqüentemente expressa no quadro da Pietá. Nossa Senhora das Dores recebe nocolo o filho morto apenas tirado da cruz. É o momento que se reveste daincomensurável dor uma paixão humana e espiritual única: a conclusão dosacrifício de Cristo, cuja morte na cruz é o ponto culminante da Redenção.

 Em 1667 a Ordem dos Servitas, inteiramente dedicada àdevoção de Nossa Senhora (os sete santos Fundadores no século XIII instituírama "Companhia de Maria Dolorosa") obteve a aprovação da celebraçãolitúrgica das sete Dores da Virgem, esta festa foi celebrada também com otítulo de Nossa Senhora da Piedade e A compaixão de Nossa Senhora, tendo sidopromulgada por Bento XIII (1724-1730) a festa com o título de Nossa Senhora dasDores, e que durante o pontificado de Pio VII foi acolhida no calendário romanoe lembrada no terceiro domingo de setembro. Foi o Papa Pio X que fixou a datadefinitiva de 15 de Setembro, conservada no novo calendário litúrgico, quemudou o título da festa, reduzida a simples memória: não mais Sete Dores deMaria, mas menos especificadamente e mais portunamente: Virgem Maria Dolorosa.Com este título nós honramos a dor de Maria aceita na redenção mediante a cruz.É junto à Cruz que a Mãe de Jesus crucificado torna-se a Mãe do corpo místiconascido da Cruz, isto é, nós somos nascidos, enquanto cristãos, do mútuo amorsacrifical e sofredor de Jesus e Maria. Eis porque hoje se oferece à nossadevota e afetuosa meditação a dor de Maria. Mãe de Deus e nossa.

 A devoção, que precede a celebração litúrgica, fixousimbolicamente as sete dores da Co-redentora, correspondentes a outros tantosepisódios narrados pelo Evangelho: a profecia do velho Simeão, a fuga para oEgito, a perda de Jesus aos doze anos durante a peregrinação à Cidade Santa, ocaminho de Jesus para o Gólgata, a crucificação, a Deposição da cruz, asepultura, portanto, somos convidados hoje a meditar estes episódios maisimportantes que os evangelhos nos apresentam sobre a participação de Maria napaixão, morte e ressurreição de Jesus.

 Saiba Mais sobre essa devoção e Reze a Coroa de Nossa Sradas Dores no endereço abaixo


Comentários

Aviso: Os comentários são de responsabilidade dos autores e não representam a opinião da Comunidade Shalom. É proibido inserir comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem os direitos dos outros. Os editores podem retirar sem aviso prévio os comentários que não cumprirem os critérios estabelecidos neste aviso ou que estejam fora do tema.

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *.

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *