O Escapulário do Carmo está ligado a uma venerável tradição carmelita referente à “visão” de São Simão Stock.
Segundo o relato, no ano de 1251 Nossa Senhora do Carmo teria aparecido a São Simão enquanto ele lhe suplicava ajuda para resolver um problema da Ordem do Carmo, da qual era o Prior Geral, Maria apareceu trazendo o escapulário na mão e dizendo: “Recebe, Meu filho, este Escapulário da tua Ordem, como sinal distintivo da Minha confraria e selo do privilégio que obtive para ti e para todos os Carmelitas: o que com ele morrer, não padecerá o fogo eterno. Este é um sinal de salvação, uma salvaguarda nos perigos e prenda de paz e de aliança eternas”.
Devoção ao escapulário
Em 1951, por ocasião da celebração do 700º aniversário da entrega do Escapulário, o Papa Pio XII disse em carta aos Superiores Gerais das duas Ordens carmelitas: “Porque o Santo Escapulário, que pode ser chamado de Hábito ou Traje de Maria, é um sinal e penhor de proteção da Mãe de Deus”.
O Papa João Paulo II afirmou: “O Escapulário é essencialmente um ‘hábito’. Quem o recebe é agregado ou associado num grau mais ou menos íntimo à Ordem do Carmo.
Esta devoção popular está centrada em seu escapulário, que significa armadura, proteção. O escapulário é uma forma de devoção a Maria Santíssima, o uso dele é um sinal de confiança em Nossa Senhora.
Curiosidade
Quem usa o Escapulário pode beneficiar-se também de indulgência plenária (remissão de todas as penas do purgatório) no dia em que o recebe, na festa de Nossa Senhora do Carmo, 16 de julho; desde de que esteja em estado de graça, ou seja, tenha confessado os seus pecados com o padre, participar da Santa Comunhão, e rezar pelas intenções do Santo Padre, o Papa, bem como renovar as promessas de carregar para sempre este ‘hábito’ os hábitos das virtudes da Virgem Maria.
Privilégio Sabatino
Uma das promessas de Nossa Senhora do Carmo refere-se ao “privilégio sabatino”, que consiste em: aquele que morrer usando o escapulário, cumprindo algumas condições, sairá do purgatório no primeiro sábado após sua morte.
A condição para lucrar o “privilégio sabatino” é guardar a castidade e buscar viver uma vida segundo o evangelho e os ensinamentos da Igreja, guardando os santos mandamentos segundo o estado de vida de cada cristão. Para a imposição, deve-se rezar a penitência imposta pelo sacerdote na recepção do escapulário ou o ofício da Virgem Maria.
A promessa principal do escapulário consiste na própria salvação eterna: “Quem morrer com o Ecapulário não padecerá o fogo do inferno”.
Datas Carmelitas para a imposição do Escapulário
- São Simão Stock, 16 de Maio.
- Nossa Senhora do Carmo, 16 de Julho.
- Santo e Profeta Elias, 20 de Julho.
- Santa Terezinha do Menino Jesus, 1 de Outubro.
- Santa Teresa de Ávila, 15 de Outubro.
- Santos Carmelitas, 14 de Novembro.
- São João da Cruz, 14 de Dezembro.