Notícias

Nossa Senhora do Carmo e as promessas do escapulário

Conheça a história desta devoção à Virgem Maria celebrada em 16 de julho.

comshalom

O Escapulário do Carmo está ligado a uma venerável tradição carmelita referente à “visão” de São Simão Stock.

Segundo o relato, no ano de 1251 Nossa Senhora do Carmo teria aparecido a São Simão enquanto ele lhe suplicava ajuda para resolver um problema da Ordem do Carmo, da qual era o Prior Geral, Maria apareceu trazendo o escapulário na mão e dizendo: “Recebe, Meu filho, este Escapulário da tua Ordem, como sinal distintivo da Minha confraria e selo do privilégio que obtive para ti e para todos os Carmelitas: o que com ele morrer, não padecerá o fogo eterno. Este é um sinal de salvação, uma salvaguarda nos perigos e prenda de paz e de aliança eternas”.

Devoção ao escapulário

Em 1951, por ocasião da celebração do 700º aniversário da entrega do Escapulário, o Papa Pio XII disse em carta aos Superiores Gerais das duas Ordens carmelitas: “Porque o Santo Escapulário, que pode ser chamado de Hábito ou Traje de Maria, é um sinal e penhor de proteção da Mãe de Deus”.

O Papa João Paulo II afirmou: “O Escapulário é essencialmente um ‘hábito’. Quem o recebe é agregado ou associado num grau mais ou menos íntimo à Ordem do Carmo.

Esta devoção popular está centrada em seu escapulário, que significa armadura, proteção. O escapulário é uma forma de devoção a Maria Santíssima, o uso dele é um sinal de confiança em Nossa Senhora.

Curiosidade

Quem usa o Escapulário pode beneficiar-se também de indulgência plenária (remissão de todas as penas do purgatório) no dia em que o recebe, na festa de Nossa Senhora do Carmo, 16 de julho; desde de que esteja em estado de graça, ou seja, tenha confessado os seus pecados com o padre, participar da Santa Comunhão, e rezar pelas intenções do Santo Padre, o Papa, bem como renovar as promessas de carregar para sempre este ‘hábito’ os hábitos das virtudes da Virgem Maria.

Privilégio Sabatino

Uma das promessas de Nossa Senhora do Carmo refere-se ao “privilégio sabatino”, que consiste em: aquele que morrer usando o escapulário, cumprindo algumas condições, sairá do purgatório no primeiro sábado após sua morte.

A condição para lucrar o “privilégio sabatino” é guardar a castidade e buscar viver uma vida segundo o evangelho e os ensinamentos da Igreja, guardando os santos mandamentos segundo o estado de vida de cada cristão. Para a imposição, deve-se  rezar a penitência imposta pelo sacerdote na recepção do escapulário ou o ofício da Virgem Maria.

A promessa principal do escapulário consiste na própria salvação eterna: “Quem morrer com o Ecapulário não padecerá o fogo do inferno”.

Datas Carmelitas para a imposição do Escapulário

  • São Simão Stock, 16 de Maio.
  • Nossa Senhora do Carmo, 16 de Julho.
  • Santo e Profeta Elias, 20 de Julho.
  • Santa Terezinha do Menino Jesus, 1 de Outubro.
  • Santa Teresa de Ávila, 15 de Outubro.
  • Santos Carmelitas, 14 de Novembro.
  • São João da Cruz, 14 de Dezembro.

Comemoração em Recife

A 325º edição teve como tema “Mãe do Carmelo, contigo e Teu Esposo, São José subimos à casa do Senhor!” e vem realizando missas em comemoração à data desde 01 de julho.

No dia dedicado à Nossa Senhora do Carmo, as celebrações ocorrerão das 4h e seguem até as 18h, com a capacidade de até 30% do público a cada hora em três locais: na Basílica do Carmo, no claustro do Convento e na Igreja da Ordem Terceira do Carmo.

A Solene Missa de encerramento será presidida pelo arcebispo metropolitano de Olinda e Recife, Dom Fernando Saburido e ocorrerá às 9h. No dia votivo também ocorrerá a procissão com a imagem peregrina de Nossa Senhora do Carmo em 40km de ruas e avenidas do Recife


Comentários

Aviso: Os comentários são de responsabilidade dos autores e não representam a opinião da Comunidade Shalom. É proibido inserir comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem os direitos dos outros. Os editores podem retirar sem aviso prévio os comentários que não cumprirem os critérios estabelecidos neste aviso ou que estejam fora do tema.

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *.

O seu endereço de e-mail não será publicado.